Conversando com um espiritualista - volume III

Conversa com os mortos

Participante: gostaria de saber se podemos nos comunicar com os mortos e como?

Pode, mas este telefone é meio sem fio e só funciona de lá para cá. Por isso afirmo que você não pode se comunicar com o morto: só ele pode se comunicar com você.

Como? Através de uma mediunidade sua ou através da de um médium.

Quando? Quando Deus achar que você e ele precisam e merecem. Para chegar a esta conclusão, o Pai não leva em conta a sua vontade de matar saudades, mas preocupa-se apenas se essa comunicação vai lhe trazer alguma ajuda para se elevar.

No universo as relações familiares não são levadas em consideração. Isso é algo que vocês precisam prestar atenção. O próprio O Livro dos Espíritos fala disso.

Nele, Kardec pergunta ao Espírito da Verdade se aqueles que se vão ficam preocupados com o sofrimento daqueles que ficaram. Sabe, a ideia da mãe que desencarna e fica cuidando do filho que ficou neste mundo. Esta é uma figura que vocês veneram, que acham sublime.

A esta questão o Espírito da Verdade responde da seguinte forma: sim, isso acontece. Tem muitos que vão para o mundo espiritual e ficam preocupado com o sofrimento dos que ficam aqui. Só que isso depende do grau de elevação do espírito que desencarnou. Quanto menos elevado, mais preocupado fica... Ou seja, a santa mãezinha que cuida do filho que ficou aqui, que vocês acham tão sublime, é um espírito menos elevado, um obsessor.

O Espírito da Verdade ainda complementa: quando os espíritos que se vão são elevados, não ficam preocupados com o sofrimento de quem ficou aqui. A preocupação destes espíritos é que aqueles que ficaram recebam todas as provas que precisam para a sua elevação espiritual, mesmo que isso leve ao sofrimento.

Portanto, cuidado ao misturar, ao aplicar coisas humanas para o espírito. Isso não dá certo. Isso só dá certo dentro de uma doutrina religiosa humanizada, ou seja, numa doutrina que seja feita a partir de ensinamentos dos mestres, mas que induza o ser a ganhar nesta vida, que o induza a se apegar ao sistema humano de vida.

Saiba: no universo não existe religião.