Conversando com um espiritualista - volume III

Controle da vida

Participante: pode falar sobre a falsa sensação de controle e de poder que a mente tem sobre eventos, objetos e pessoas? Constantemente a mente quer controlar tudo e todos...

Essa é uma característica humana. Todo ser humano é assim. Todos querem sempre controlar a todos e a tudo.

Por causa disso, você que busca a elevação precisa mudar esta característica da mente? Não. Como já disse, a elevação espiritual é alcançada quando você ama a si do jeito que é. Por isso, ao invés de querer mudar-se, deve aprender a se amar como é.

Buscar o controle das coisas e pessoas é a característica do egoísmo. Egoísmo é querer tirar vantagem sobre o outro. O domínio sobre o outro é a busca da fama, do elogio. Todo ser humano quer isso, mesmo aquele que diz que não quer. Aquele que diz que não quer dominar o outro está dominando pela omissão.

Portanto, não importa, se a sua mente diz que está ou não querendo dominar o outro, ela sempre está. Então, você tem que aprender a se amar a si, sendo o que é.

É a esta conclusão que leva o conhecimento de saber que você é o próprio universo e que ele é criado por Deus. O universo que você vive é ser assim; você é assim porque Deus o fez dessa forma. Portanto, ame-se sendo assim para poder amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Não estou dizendo para ter prazer com isso: ‘eu sou assim, mesmo e dane-se’. O que estou falando é dizer para si mesmo que você é assim, e daí? Ser quem você é, é o seu papel na obra geral...