Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Conselhos contra a idolatria

Irmãos, eu quero que vocês se lembrem do que aconteceu com os nossos antepassados que seguiram Moisés. Todos estiveram debaixo da nuvem e passaram pelo Mar Vermelho. Eles foram batizados na nuvem e no mar, como seguidores de Moisés. Todos comeram a mesma comida espiritual e beberam a mesma bebida espiritual. Pois bebiam daquela rocha espiritual que ia com eles, e a rocha era Cristo. Porém a maioria deles não agradou a Deus, e por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto. (Capítulo 10 – versículo 01 a 05)

Espera aí: a rocha que deu água para os judeus no deserto era Cristo?

Participante: é o que ele está falando aqui...

O que é isso? Paulo ficou maluco, é?

Participante: é, nunca tinha visto isso, é a primeira vez. Ele está dizendo aqui que eles beberam da rocha espiritual que ia com eles.

O que você acha: havia uma rocha que jorrava água para eles no deserto e Paulo está dizendo que essa rocha era Cristo?

Participante: no sentido figurado; rocha, deserto...

Não. Os judeus foram para o deserto e passaram quarenta anos no deserto vivendo às custas do maná, o alimento que nascia no chão e bebendo água de uma rocha, a rocha minava água.

Participante: Moisés bateu nessa rocha para que minasse água. Nesse momento, diz a Bíblia, que por isso ele não entrou na terra prometida pela forma na qual ele bateu na rocha.

Tudo isso está certo, mas o que quer dizer Paulo quando diz que essa rocha era Cristo?

Nós estamos dizendo desde o inicio dos nosso estudos: todo lugar na Bíblia onde você lê Deus falou, não leia Deus, pois Deus não falou nada. Esse planeta tem um governador e ele chama-se Cristo. É dele as ações para a vida no planeta. É isso que Paulo está dizendo...

Cristo já era Cristo antes de haver a encarnação Jesus Cristo. Cristo já era o governante do planeta antes de haver a encarnação de Jesus Cristo.

Participante: eu não entendi nada, não estou entendendo.

Na passagem bíblica da fuga dos judeus do Egito comandados por Moisés, quando eles se embrenham no deserto, existe um momento em que não há o que comer e o que beber. Então, um dia, de madrugada, comida no chão – é o maná. A partir daí eles tinham comida, mas não tinham água. Moisés, então, bate com um bastão numa pedra e essa pedra começa a jorrar água. Esta pedra era um pedregulho grande, mas a partir daí eles a levavam para onde iam no deserto, pois dela ficou saindo água direto.

Até hoje se acredita que esta pedra foi colocada por Deus, mas agora Paulo nos diz que aquela água era o Cristo, ou seja, era a ação do Cristo. Era ação de Cristo antes de haver Jesus Cristo.

Participante: e todos ali estavam sob essa ação. Mas nem todos eles agradaram a Deus. E a parte final aqui que ele fala que os corpos deles ficaram espalhados pelo deserto, aqueles que não agradaram a Deus ou seja, morreram.

Na verdade nenhum dos que saíram do Egito entrou na terra prometida, a não ser Josué.

Tudo isso aconteceu como exemplo para nós, para não querermos coisas más como eles quiseram nem adorarmos ídolos como alguns deles adoraram. (Capítulo 10 – versículo 06 a 07)

O povo judeu saiu do Egito para a terra prometida em glória a Deus. Só que no meio do caminho eles começaram a querer a terra para si. Começaram a se sentir mais importante que o Deus. Eles não quiseram a Terra para a gloria de Deus, mas quiseram para a gloria de si mesmos, como até hoje: eles querem a gloria para o Estado de Israel e não para Deus.

Aproveitando o que Paulo está nos falando, pense naqueles que vivem, trabalham e possuem as coisas para a sua própria gloria, para a sua auto elevação, para a sua fama, para o seu auto elogio. Isso não os deixa atingir a terra prometida. Vocês tem que buscar as coisas para a gloria de Deus, para glorificar a Deus e não para se glorificar.

Vou dar um exemplo muito comum: você faz um bolo para mostrar o quanto é boa cozinheira e não fazer o bolo para glorificar a Deus.

Participante: como é fazer um bolo para glorificar a Deus?

É sem a intenção de receber um elogio, sem a intenção de que os outros gostem, sem intenção de nada. Simplesmente fazer um bolo.

Isso é que é viver pesando em alcançar a terra prometida: a elevação espiritual. Você precisa viver para a gloria de Deus e não para a sua própria gloria.

Como dizem as Escrituras Sagradas: o povo sentou-se para comer e beber e se levantou para dançar. Não devemos cometer imoralidades como alguns deles fizeram. E, porque eles fizeram isso, vinte e três mil pessoas caíram mortas num só dia. Não devemos por a prova a paciência do Senhor, como alguns deles fizeram e por isso foram mortos pelas cobras. (Capítulo 10 – versículo 07 a 09)

'Não devemos por à prova a paciência do Senhor'. O que quer dizer isso? Achar que Deus sempre estará pronto para nos dar um perdão incondicional.

Isso é impossível... Deus não pode dar perdão incondicional... Sabe por quê? Porque senão Ele seria injusto. Ele lhe perdoaria aqui, mas quem você feriu, que é o resto da humanidade, cobraria de Deus essa injustiça.

Deus pode perdoar sim, mas você precisa merecer o perdão: essa é a diferença entre um ensinamento e outro. Deus perdoa todos os seus filhos, mas Ele precisa que você de motivos para que Ele perdoe você...

Não adianta você querer simplesmente ser perdoado: isso não dá certo...

Vocês não devem se queixar, como fizeram alguns deles e foram destruídos pelo anjo da morte. (Capítulo 10 – versículo 10)

Se queixar do que?

Participante: a gente só queixa do que está ruim para nós.

Se queixar da vida... Você não deve se queixar da sua vida, mas porque não deve?

Lá atrás nós dissemos o seguinte: cada segundo da sua vida é projetado por Deus com extremo amor para que seja útil para a sua evolução. Quando você se queixa da sua vida, está se queixando do amor de Deus por você.

Portanto, lamurias não devem fazer parte da vida do filho de Deus.

Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados como exemplo para os outros, e essas coisas foram escritas como um aviso para nós. (Capítulo 10 – versículo 11)

A Bíblia toda, a historia toda que a Bíblia conta, tem avisos para cada um e é por isso que ela foi escrita.

Pois estamos vivendo numa época que o fim dos tempos está chegando.

Assim, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; (Capítulo 10 – versículo 11 a 13)

Salomão pergunta assim: quem pode fazer alguma coisa que o outro já não tenha feito? Quem pode vivenciar alguma coisa que o outro já não tenha vivenciado? Desde que o mundo é mundo a vida sobre esse planeta são carmas. As situações da vida não valem pelo que se imagina estar acontecendo, mas pela sua essência: o carma dos seres encarnados.

… mas Deus cumpre a sua promessa, e não deixará que sofram tentações além das suas forças. (Capítulo 10 – versículo 13)

Aprendam isso, filhos: tudo o que acontece na sua vida está dentro da sua força de vencê-la, senão Deus não daria.

Isso é fundamental na relação com Deus. Para o bom relacionamento com Deus é fundamental essa consciência, porque senão você vai acreditar que Deus colocou um fardo pesado nas suas costas. Ele não colocou fardo pesado: Ele sabe e tem a certeza de que você pode carregá-lo. É você que se entrega e não consegue vencer.

Tem a historia da moça que chegou para Cristo e disse: ' minha vida está muito dura, muito penosa. Eu não agüento mais carregar essa cruz. Ela machuca aqui o meu ombro, está muito pesada'. Cristo disse: 'então entra, pode escolher aqui dentro qualquer cruz'. A moça procurou, procurou, procurou e achou uma que combinava perfeitamente. Quando foi ver, atrás da cruz estava escrito o nome dela.

Cada um tem a sua cruz no seu tamanho certo e com o peso ideal para ser carregada.

Ao contrario, quando vier a tentação, Deus dará a força para vocês suportá-la, e assim poderão sair dela. (Capítulo 10 – versículo 13)

Veja bem: Deus dá a força para você conseguir vencer as suas tentações, ou não dá? Ou já não veio na cabeça de vocês: 'eu não deveria falar isso', 'eu não deveria fazer', 'eu deveria estar pensando em outra coisa'?

Participante: na época em que eu seguia o kardecismo via muito essa questão de energia, de fluido. Quando lia uma passagem desse tipo me parecia uma coisa fantasiosa: de uma hora para outra, passando por uma situação, viria força do alto para me ajudar a sustentar. Porém, nunca imaginei que a força vinha através do meu raciocínio e dos meus pensamentos. É isso que está dizendo aqui, não é? É desse tipo de força que Paulo está falando, não?

Na verdade esta força não vem através do pensamento: vem através de energias. Essa energia que lhe é dada, a força, se materializa através do pensamento.

Deixe-me dizer uma coisa: a cada segundo da vida vocês estão sendo energizados. Não existe momento que você esteja desligado da espiritualidade. Na verdade você está sempre sendo energizado pela espiritualidade.

Agora, ninguém pode interferir no seu livre arbítrio. Portanto, a espiritualidade pode lhe encher até você ficar noventa e nove por cento só amor, mas ela precisa deixar um por cento de outro sentimento para que você possa escolher entre duas coisas...

Sendo assim, quando você fala 'eu não sabia que era pelo raciocínio', eu digo que não é pelo raciocínio. O raciocínio é a materialização da energização que você está recebendo. Agora ficou claro isso?

Participante: como se materializa a ajuda espiritual, em forma de que?

Assim: 'você deveria calar a sua boca, não fale mais nada'... Ou então assim: 'ela não é tudo isso que você está pensando', 'não faz isso'... É assim que se materializa como pensamento a força espiritual, a ajuda espiritual que Deus lhe dá a cada segundo.

É como vocês mesmos dizem: é uma voz que fala para você dentro de você. Isso os espíritos podem fazer, mas eles não podem decidir se você vai continuar com o mesmo sentimento ou não. Só você pode. Quando isso acontecer, a voz se cala com certeza.

Participante: esse negocio ai que o senhor está falando agora seria aquela coisa de repente vir aquele arrependimento: 'poxa, eu não deveria ter feito isso'... Seria isso?

Não, não é depois: é durante. Você está brigando e ai de repente vem uma voz e diz: 'para de brigar'. No momento seguinte você escolhe um sentimento, uma energia e ela se materializa em um novo pensamento: 'não paro, ele merece e eu vou brigar mesmo'...

Participante: essa voz nunca falou para mim... Vou procurar ouvir melhor.

Então eu vou te dizer uma coisa: tira a mordaça dela, pois você a está amordaçando.

Portanto meus queridos amigos fujam da adoração de ídolos. (Capítulo 10 – versículo 14)

Qual é o ídolo que vocês adoram?

Participante: eu

Então fuja da adoração a si mesmo...

Falo com vocês como com pessoas que entendem o que estou dizendo. Julguem vocês mesmos o que eu digo. Pensem no cálice de bênçãos que abençoamos. Será que, quando bebemos desse cálice, não estamos tomando parte do sangue de Cristo? E, quando partimos e comemos o pão, não estamos tomando parte do corpo de Cristo? Mesmo sendo muitos, todos comemos o mesmo pão, que é um só; e por isso somos um só corpo.

Pensem no povo judeu. Aqueles que comem as coisas oferecidas em sacrifício tomam parte do culto oferecido a Deus no altar. O que é que quero dizer com isso? Que o ídolo ou o alimento que é oferecido a ele, tem algum valor? Claro que não. O que estou dizendo que aquilo que é sacrificado nos altares pagãos é oferecido ao demônio e não a Deus. (Capítulo 10 – versículos 15 a 20)

Tudo com o que você alimentar o seu ego é oferecido ao diabo e não a Deus.

Sendo assim, se você pratica a caridade, se dá um prato de comida , se dá um cobertor, por exemplo, buscando a sua própria satisfação, está na verdade sacrificando ao diabo, ao seu ego e não a Deus. É claro que Deus vai direcionar esse ato para quem precisa e merece, mas para você que o está praticando, de nada vai ter valia.

Você só receberá quando fizer as coisas desinteressadamente, sem nenhuma intencionalidade.

E eu não quero que vocês tomem parte nas coisas dos demônios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e também o cálice dos demônios. Vocês não podem comer na mesa do Senhor e também comer na mesa dos demônios. (Capítulo 10 – versículo 20 a 21)

Você não pode satisfazer a Deus e se satisfazer ao mesmo tempo. Não se pode servir a dois Senhores ao mesmo tempo. Ou você serve a um e o outro se desagrada ou você serve ao outro e um se desagrada. É preciso estar em paz com Deus e através dessa paz alcançar a sua paz.

Não pode ser o contrário: você alcançar a sua paz e esperar com isso estar em paz com Deus.

Ou será que queremos fazer o Senhor ficar com ciúmes? Vocês pensam que somos mais fortes do que Ele? (Capítulo 10 – versículo 22)

Muita gente busca a satisfação para dizer: eu não dependo de Deus; na hora que eu posso e quero, eu consigo ser feliz.

Será que você é mais forte que Deus?