Conversando com um espiritualista - volume I

Conseguir o perdão

Participante: como conseguir o perdão de uma pessoa?

Para que você precisa do perdão de uma pessoa? Essa é a primeira questão que levanto sobre o assunto que você abordou.

Quem precisa do perdão de outra pessoa é porque ainda não se perdoou. É a partir desta afirmação que vou embasar a minha resposta... Para dá-la vou supor que você tenha feito algo para alguém e, depois que fez, lhe veio a consciência de ter feito algo mal para alguém. Não vou trabalhar com a suposição de que você fez o mal propositalmente, mas que fez algo e só depois viu que causou o mal.

Quando isso acontecer na sua vida, a primeira coisa que você tem que fazer é se perdoar e não buscar o perdão do outro. Isso porque enquanto se sentir culpada, não importa o que o outro ache de você, você será culpada. Mesmo que o outro lhe perdoe, se você não se perdoar, continuará sofrendo com a culpa.

Como se perdoar? ‘Fiz? Fiz! Aconteceu? Aconteceu’! Você só se perdoará quando compreender que não tem mais como mudar o que fez. Só se perdoará tendo a consciência que não há como mudar o que já aconteceu... Só assim você se perdoa.

Você só conseguirá se perdoar quando compreender que de nada adianta ficar lamentando o que já aconteceu. Aliás, como ensina Krishna, o verdadeiro sábio não se lamenta por nada...

Portanto, é desta forma que alguém consegue se perdoar. Mas, volto à pergunta inicial que fiz: porque você precisa do perdão do outro? Porque só você não basta para você; precisa sempre de que alguém esteja ao seu lado.

Nesse mundo, a vida é vivida dentro de si, na sua individualidade. Todo o resto, todas as outras pessoas, elementos da natureza e objetos, são acessórios que podem ou não estar presentes ao seu lado. Portanto, você deve viver centrado em si mesmo e não dependente dos outros.

Só que você só conseguirá viver com as outros elementos do mundo como acessórios quando só você bastar para você. Neste momento, se outra pessoa estiver ao seu lado ou não, você vai estar bem. Mas, enquanto não aprender a bastar para si mesmo, sempre dependerá de outros para ser feliz.

Por isso, aproveito a sua pergunta sobre perdão para lhe mandar um recado: ame-se!

Ame a você mesmo a tal ponto que só você seja o bastante para você. Na hora que você se amar, não vai se acusar de nada e, por isso, não vai precisar pedir perdão de nada.

Só um detalhe: amar a você mesma não é esperar que seja de uma determinada forma, que precise fazer qualquer coisa para que se ame, mas sim amar-se do jeito que é. Amar-se com tudo o que você faz hoje, agora, com tudo o que vive: amar o você é hoje.

Esse é o caminho que indico para lhe ajudar. Esperar que alguém faça o outro pedir perdão, desculpe, é sofrer por muito tempo, pois nem Deus pode. Se Ele deu o livre arbítrio a cada um, a outra pessoa só lhe dará o perdão se ela quiser.

Só a outra pessoa pode decidir lhe dá o perdão, mas se ela não lhe der, você não precisa sofrer por causa disso: é só seguir o que falei acima.