6ª Conversa - Conciliar a vida material com a espiritual

Conflito entre a busca humana e a espiritual

Agora posso falar em dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus: é dar ao humano o que é objetivo humano e dar ao espírito o que é objetivo espiritual. Dar a César o que é de César é dar ao mundo material, que é o ser humano que você está vivenciando, o que é dele e ao ser espiritual o que é dele.

Daí surge a primeira compreensão: você pode querer alcançar o sucesso no mundo material, pois isto pertence a César, isto faz parte da sua vida. Isso não tem problema algum para aquele que busca a elevação espiritual, já que ele possui um lado humano. Mas, também não pode abandonar a busca espiritual, pois também possui um lado espiritual.

Agora, quando há o choque entre os dois objetivos, qual a solução? Certamente não é renegar uma delas.

A elevação espiritual não passa por renegar o seu mundo humano, a sua humanidade, o você humano. Não é esse o caminho para a paz. A busca pela paz se faz de outra forma. Vamos falar disso agora.

O que é este choque entre a busca espiritual e os objetivos humanos? Falando em linguagem humana, é um conflito de interesses. Digo isso porque o objetivo material é conflitante com o espiritual.

A vida humana daquele que busca a elevação espiritual tem como característica um conflito entre a busca espiritual e a realização de objetivos materiais. Como se faz para que esse conflito não acabe com a sua paz? A resposta é muito simples: se os interesses são conflitantes e não se pode atingir aos dois, você precisa escolher que objetivo quer alcançar.

Se tiver bem claro o que quer, na hora do conflito vai saber ao que não se prender. Por exemplo: quando a sua busca espiritual, pela felicidade, por aproximar-se de Deus, estar em relação amorosa com Deus, conflitar com a sua ascensão profissional, o guerreiro da paz, aquele que decidiu pela busca espiritual não perde a paz, não vive o conflito. Ele sabe o que é prioridade para ele.

Repare que não estou falando em renegar alguma coisa. O ser que busca a elevação espiritual pode até buscar o sucesso material. O que ele não pode é deixar uma coisa influencia a outra. Nesse caso é não deixar a busca pelo sucesso interferir na sua felicidade incondicional, na paz de espírito. Só que para alcançar isso, o ser precisa ter consciência do que é realmente importante para ele nessa vida.

O problema que vocês não sabem as suas prioridades na vida. Numa hora querem servir a César, aos objetivos materiais e em outra hora querem servir a Deus, realizar os objetivos espirituais. Quem vive assim, com os dois objetivos conflitantes, vive em conflito.

Não vive em conflito por causa dos objetivos conflitantes, mas sim, por não ter ainda estabelecido suas prioridades, o que é mais importante para si. Aquele que já estabeleceu sua prioridade, quando o conflito aparecer, sabe o que quer e não vive o conflito abrindo mão de um em favor de outro.