BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

Confessar e negar Cristo

Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim. (Mateus 10. 32 a 33)

Como é que você mostra que pertence a Cristo? Mais: como diz que não pertence?

Participante: sendo fiel aos ensinamentos.

Praticando os ensinamentos. ‘Por aquele que praticar, falarei a Deus por ele; por aquele que não praticar, não falarei’. Esse texto nos remete a passagem Senhor Senhor: nem todos que me chamarem Senhor Senhor, falarei por eles no reino do céu.

De nada adianta a idolatria: é preciso falar publicamente que pertence a Cristo. Falar isso publicamente é assumir os ensinamentos de Cristo como doutrina de vida.

Participante: isso é uma coisa muito renegada pela humanidade.

Quando?

Veja bem o que falou: assumir publicamente que pertence a Cristo é uma coisa muito renegada pela humanidade. Quando a humanidade renega pertencer a Cristo? Quando não leva nenhuma vantagem com a prática do ensinamento.

Quando leva vantagem, a humanidade prova que pertence a Cristo; quando isso não acontece, declara publicamente que não pertence ao mestre. Ou seja, age contrariamente ao ensinamento.

Ah, mais um momento onde a humanidade usa os ensinamentos: quando quer julgar o outro. Vocês são mestres em usar o ensinamento para julgar o outro.

Participante: mas, isso também já está pré-programado não é?

O ato sim. Estou falando em vivenciar essa crítica internamente.