Conhece a ti mesmo

Cesse a criação do ego

Vamos, então, ao terceiro trabalho do postulante da reforma íntima. Antes, porém, recapitulando: primeiro, precisamos acreditar que é este o trabalho, mesmo sem compreendê-lo; segundo, libertar-se de todas as verdades criadas pelo ego sem exceção.

Terceiro trabalho: não deixar o ego criar coisas novas.

Anteriormente falamos em libertar-se do que já se sabe; agora dizemos que você não deve deixar o ego criar coisas novas, ou seja, não deixar o ego criar novas verdades ou novas definições. Vamos entender mais este trabalho que o espírito deve realizar durante a encarnação.

Como disse anteriormente, o trabalho da elevação espiritual se caracteriza em não aceitar a compreensão que o ego lhe dá a partir do que eu falo ou o que qualquer outra pessoa diz. Por isto, é importante sempre evitar a criação de novas verdades a partir daquilo que se ouve.

Sem este trabalho de contenção de formação de novas verdades de nada adianta a luta contra o ego. Isto porque ele estará sempre criando novas verdades contra as quais certamente você terá que lutar para libertar-se amanhã.

No Bhagavata Puranas, livro védico que estamos estudando no trabalho do Senhor da mente, Krishna fala assim: o verdadeiro sábio não tem outro receptáculo para a comida que não a barriga.

Raciocinando este ensinamento fixando-se no sentido alimentação, os outros receptáculos para comida que o mestre diz que o verdadeiro sábio não tem são os potes onde os seres humanizados armazenam comida para comer em outro dia. Podemos, então, entender que Krishna diz que o verdadeiro sábio não armazena nada.

Levando este ensinamento para a intenção desta conversa (o ego), podemos entender que o verdadeiro sábio, além de trabalhar diuturnamente na ação do ego para não acreditar no que ele diz, deve, também, trabalhar para que ele não forme novas ideias e armazene-as na memória. Ou seja, é preciso que o ser humanizado elimine a verdade também na criação e não apenas quando ela for utilizada para que possa se tornar um verdadeiro sábio.

Se agirmos assim o que acontecerá? Novas verdades não se formarão e o ego não conseguirá mais gerar ilusões. Já me pediram anteriormente e, antes que o façam novamente, deixe-me colocar o ensinamento de uma forma mais prática.