O buscador perfeito - texto

Cansado de viver

Esse é o momento de hoje da humanidade. Essa é a dinâmica da vida. Portanto, se a sua campainha tocar é só fazer o seu trabalho, não importa qual seja o assunto, qual seja o tema da vida. É preciso sempre trabalhar com a ideia de que os seres são únicos, que cada um é um. Ter a consciência que eles são únicos, mas não estáveis, porque se mudam constantemente, já que a impermanência existe. Por isso precisa entender que a cada momento você e os outros possuem um código de normas e que todo sofrimento existe porque este código de normas individual foi afrontado.

Na hora que compreender isso e disser a si mesmo: ‘deixa a vida correr, eu vou ficar aqui do meu lado’. Quando fizer isso, a vida vai correndo, a mente vai criando ideias e sofrimentos, e você vai passando entre a dor e o prazer de uma maneira estável.

Participante: até acabar...

Até o dia que você sair daqui.

Participante: pode ser que com isso tenhamos mais energia para viver, menos cansaço de vida...

Ninguém tem cansaço de vida, ninguém nunca está cansado de estar vivo. Na verdade o que as pessoas alcançam é o estar de saco cheio de estar vivo.

O cansaço que você falou, eu diria que não por estar vivo, mas sim cansado das coisas não darem certo. Já reparou que ele só chega para aqueles que passam por muitas contrariedades na vida? Aquele que a vida lhe sorri, que tudo que quer acontece, não tem cansaço da vida? Por quê? Porque estão sendo satisfeitos.

O cansaço existe quando não se tem mais satisfação com a vida. Quando não se tem mais satisfação com a vida? Quando ainda se espera que a vida satisfaça, que atenda às posses, paixões e desejos. .

Aquele que não tem expectativa de ser satisfeito pela vida, consegue viver sem cansaço e também sem euforia. Vive sem achar a vida uma droga ou maravilhosa. Consegue viver a vida em paz, tranquilidade e harmonia.

Quanto ao outro assunto, ter mais energia, eu diria que não é que isso vai lhe dar mais energia para viver. O que um trabalho destes faz é tirar esta cobrança da vida de satisfazer. Com isso a vida fica mais fácil, mais simples de ser vivida, não melhor. Mesmo com os problemas que todos tem.

Não vai tirar o cansaço da vida nem lhe dar mais energia: vai lhe fazer viver a vida sem cansaço. O que é diferente.

Participante: o cansaço é criado por nós mesmos.

A sensação de cansaço é gerada pela vivência sem alcançar as expectativas que você tem da vida. De tanto não alcança-las, você se cansa de viver.

Aqueles que se dizem de saco cheio da vida, que querem ir embora, que não aguentam mais, são os que esperam que a vida seja de um determinado jeito. Sendo assim, o problema não é a vida, porque não existe uma que satisfaça o ser humanizado cem por cento. O que existe para todos é uma vida feita de alternâncias, onde em um momento está tudo bem e em outro tudo mal. Essa vida será boa para quem viver as alternâncias, sem alternar-se.

Para aquele que aceitar tanto o momento bom quanto o ruim de uma forma que o Krishna chama de equanimidade, jamais se cansará da vida.