Conversando com um espiritualista - volume III

Auxiliando espíritos

Participante: podem os espíritos com uma bagagem considerável de carmas negativos ajudar os espíritos inferiores quando eles chegam ao plano espiritual? Podem esses mesmos espíritos ter aulas para aprender com os espíritos mais elevados, caso o desejo de aprender seja sincero? Ou será que os espíritos são obrigados a cumprir todos os seus carmas antes de poder ajudar outros espíritos ou terem aulas com os espíritos mais elevados?

Só uma observação: no mundo espiritual real, fora do mundo dos devas, dos seres humanizados sem carne, não existe espírito superior ou inferior. O que existe são espíritos que estão mais afastados de Deus ou mais próximos Dele. Eles não são superiores ou inferiores: só um está mais próximo de Deus do que o outro.

Segundo detalhe: no universo universal os espíritos formam uma comunidade. Nela não há mestres nem alunos. Não há professores nem aprendizes. O que há são irmãos que ajudam entre si.

Então, eu diria, por exemplo, que se alguém lá aprendeu a escrever até a letra ‘c’, ele ajuda aqueles que estão aprendendo a escrever o ‘b’ e o ‘a’. Não é preciso aprender a escrita até a letra ‘z’ para poder começar a ajudar. Isso é uma coisa só humana; no universo todos se ajudam.

Outro detalhe. Muitas vezes aquele que está mais afastado de Deus ajuda, e muito, aquele que está mais próximo. Como? Mostrando a ele o que não deve fazer.

O espírito cheio de carma negativo tem um jeito de se portar que o levou a ter esses carmas. O espírito mais próximo de Deus, ao vê-lo agir dessa forma, diz para si mesmo: eu não posso fazer aquilo. Isso é uma forma de ajudar.

Portanto, os espíritos estão sempre se ajudando e no universo universal, fora do mundo dos devas, não há mestres, professores nem alunos...