Conversando com um espiritualista - volume III

Auto piedade

Participante: o que é auto piedade?

Escolha sentimental de sentimento frente a uma verdade que o ego lhe coloca.

O ego lhe diz que você deveria ter um carro do ano, mas lhe diz isso porque você não tem. Por causa desta carência você escolhe a auto piedade: ‘olha como eu sou pobrezinho, olha como eu não tenho nada nesta vida, eu merecia ter tudo’. Portanto, auto piedade é uma escolha sentimental que cada espírito faz dentro da linha do sofrimento e do individualismo frente a um acontecimento e a uma verdade que o ego cria.

Aliás, tudo é sempre uma escolha: você escolhe ser feliz ou sofrer. Isso é escolha sua, do espírito. Ninguém sofre por causa de alguma coisa, mas todos sofrem porque frente à alguma coisa escolhem sofrer. Esta é a diferença.

Não é a coisa que lhe faz sofrer, mas você que escolhe sofrer quando a coisa está acontecendo. Se escolher ficar feliz, permanecer calmo, a paz, é isso que terá. O que escolher é o que terá.

Tem uns que querem se jogar no buraco onde a mãe está sendo enterrada; tem outros que fazem festa neste mesmo dia. É tudo sempre uma questão do que se escolhe para viver...