Conversando com um espiritualista - volume II

Assistir a justiça acontecer

Participante: assistir a justiça acontecer é mole para mim; difícil é ter certeza que o que faço é a intenção de Deus sendo colocada através de mim. Falo em atitudes rins. Por exemplo, às vezes acuso alguém de algo, critico e posso até desfazer da pessoa ou até humilhá-la. Para mim é o meu espírito atrasado que ainda age com maldade, mas às vezes aquela pessoa precisa viver aquela situação de ser humilhada. Então, não sou tão ruim. Estou apenas fazendo com que a vontade de Deus se cumpra. É isso mesmo?

Assistir a justiça acontecendo é mole para você. Porque? Porque só vê justiça quando acha que o que está acontecendo é justo. Mesmo que o justo que você vive seja justificado por um ensinamento, ainda tem um justo. Sendo assim, não está vendo a justiça, mas sim uma ação que considera como justa.

Este é o grande problema. Você não consegue ver a justiça porque ainda está preso ao que é justo para você e o que não é. Porque posso dizer isso? Porque na sua afirmação há uma condição que justifica o justo para dar alguma coisa à outra pessoa.

No final da sua pergunta você diz que quando age de uma forma mal consegue ver a justiça, porque sabe que aquela pessoa precisa daquilo. Isso é um critério individuou que justifica a justiça aplicada. Agindo dessa forma, criou um padrão que transformou em justo o que fez. Neste momento não aplicou a justiça, mas a sua justiça pessoal. Ver a justiça acontecendo não é saber que está fazendo por isso ou aquilo outro, mas apenas saber que Deus deu.

É diferente se ter motivos para fazer e viver uma ação feita por Deus sem motivação alguma, sem razões. ‘Eu sei que Deus fez. Agora, se ele mereceu ou não, eu não sei’: esse pensamento não é diferente do saber porque Deus está dando ou porque você está fazendo?

Então, é esse detalhe que precisa ser trabalhado. Não é o simples fato de aceitar ou não as motivações que a sua mente cria quando faz alguma coisa, mesmo que estes argumentos espelhem um ensinamento, mas começar a ver Deus agindo.

Ao invés de agir pelo conhecimento do ensinamento, ver Deus agindo sem que você emita opinião sobre a ação. Quando você diz que Deus dá e quando sabe que Ele é a Justiça, sabe que a Justiça está acontecendo, mas não julga se a Justiça foi justa ou não.

Na Bíblia, nas bem aventuranças, Cristo diz: felizes são aqueles que tem fome e sede da justiça de deus, porque estes herdarão o reino dos céus. Ter fome e sede da justiça de Deus, é ter fome e sede de viver qualquer coisa que aconteça sabendo que foi Ele quem fez, sem saber se o que Ele faz é justo por qualquer motivo conhecido ou não.

Sabendo que Deus é a Justiça e vivendo tudo como fruto dele, se vive sabendo que a Justiça foi aplicada. Para isso não é preciso saber se a Justiça foi justa ou não pelos seus critérios. Esta é a diferença. Quando você sabe que a Justiça que foi aplicada foi justa, não está sendo justo, pois está se apegando aos seus critérios de justiça para dizer que foi justo...