Conversando com um espiritualista - volume III

Assistindo a vida

Participante: pode me dar um exemplo do que é assistir a vida enquanto achamos que está acontecendo ou que estamos fazendo algo?

Por exemplo: diga a si mesmo que você não falou esta pergunta; diga que ela foi falada. É só isso...

Para assistir a vida diga a si mesmo que uma resposta foi ouvida e não que você ouviu. Diga que não está respirando, mas que a respiração está acontecendo.

Para assistir a vida é preciso retirar o agente ou receptor do acontecimento. Assistir a vida é não se viver com a ideia de um ser vivente, de haver um agente ou um receptor criando ou recebendo o acontecimento.

O que estou falando é que assistir a vida é se viver apenas o acontecimento sem que ele tenha agente, seja uma pessoa ou alguma coisa. Para poder assistir a vida você não pode nem dizer que há um dedo que escreva, porque ele também não existe. Ele está dentro de você.

Portanto, diga apenas que uma frase é escrita. Se alguém lhe perguntar se foi você que escreveu, diga que não sabe. Se alguém lhe perguntar qual foi a intenção de ter escrito alguma coisa, diga que não sabe. Se alguém lhe perguntar para que escreveu, continue respondendo que não sabe. Se alguém quiser saber como foi escrito, diga que não saiba, pois não foi você que escreveu, mas que a frase foi escrita...