Imperfeições do ser - Textos

As verdades

Quando se fala em verdade, os seres humanizados imaginam que estamos falando de algo irretocável, de algo que não pode sofrer contestações. Isso não existe neste mundo. A verdade que é irretocável, que não pode sofrer contestações chama-se ‘Verdade Absoluta’ e ela não existe neste mundo.

Para que uma informação ou opinião seja considerada como absoluta ela precisa possuir dois fundamentos básicos: universalidade e eternidade. Ou seja, uma informação para ser considerada como absoluta precisa jamais ter se transformado ao longo dos séculos e precisa ser aceita como real por todos os seres. Você conhece alguma que contenha estas propriedades? Acho que não, não é mesmo? Todos os conceitos que você possui são aceitos como verdadeiros por apenas uma parte dos seres e, portanto, não são universais. Todos os conceitos que você possui agora são resultado de mudanças de informações anteriores que tinha e certamente sofrerão mutações no futuro. Por isso não podem ser consideradas como eternas.

É por causa destas características da Verdade Absoluta que podemos dizer que tanto quem se acredita bonito bem como quem acha a estampa do outro como feia falaram a verdade. As opiniões de cada um são verdades relativas...

Verdade relativa é uma informação ou conceito que cada um determina que seja verdadeira para si. É a informação sobre a qual cada um tem a crença de que é verdade. Pouco importa se todos acreditam da mesma forma, o simples fato de alguém dizer que para ele o conceito é verdadeiro se transforma numa verdade relativa.

Sendo assim, tanto quem se considerou bonito como aquele que achou o outro feio, estão falando a verdade. Mas, quem está certo? Ou seja, quem tem a crença no padrão de beleza certo? Os dois... Para explicar isso temos mais uma vez que recorrer à questão da relatividade...

Os padrões conceituais sobre qualquer assunto são relativos, ou seja, dependem de diversos fatores. No passado a mulher com volume no corpo era considerada bonita, hoje a beleza está na magreza. Em alguns lugares do planeta a beleza está com as louras e em outros bela é aquela que é morena. Não existem padrões que sejam universais: sobre qualquer tema que possamos imaginar, os padrões variam de acordo com características regionais, culturais, etc.

Sendo tudo isso verdade, quem estava certo na conversa que está nos servindo de exemplo? Os dois... Tanto faz se um acha aquela estampa bela e o outro a acha feia, os dois estão falando a verdade e estão certo, porque estão agindo de acordo com seus próprios conceitos.

Estamos chegando perto da compreensão sobre a harmonização com os acontecimentos do mundo que caracterizam aquele que atingiu a perfeição durante a sua encarnação, mas há mais um detalhe que precisa ser abordado antes de continuarmos: a questão do livre arbítrio...