Vida humana

As cinco verdades universais

Saber-se espírito é informação que serve como base para a vivência da realidade do Universo. Isso porque ela é a primeira das cinco verdades que compõem toda a realidade universal.

As cinco verdades universais é um ensinamento que Cristo transmitiu e que seu irmão Tomé colocou em seu evangelho apócrifo:

“019. Jesus disse: Bendito aquele que era antes de existir. Se vos tornardes meus discípulos e ouvirdes minha palavra, estas pedras vos servirão. Há, pois, cinco árvores no paraíso que não se movem no verão nem no inverno, e suas folhas não caem. Aquele que as conhecer não provará da morte”. (Logia 19)

Aquele que era antes de existir é quem sabe que é espírito. Ele já era alguma coisa antes de nascer e sabe que continua sendo aquilo, apesar de agora se ver de uma forma diferente. Para estes não haverá exigências da vida carnal, ou seja, eles não precisarão ser elogiados e reconhecidos pelos valores humanos. Mas, para isso, além de se reconhecerem como sendo o que já eram, precisam ser discípulos de Cristo, ou seja, precisam praticar aquilo que o mestre ensinou.

Para estes, Cristo ensina: há cinco árvores no paraíso. A árvore possui um sentido bíblico de fonte da vida. Estando elas no paraíso, isso quer dizer que representam a vida no mundo espiritual superior. Se quem vive no paraíso vivencia a felicidade que Deus tem prometido, posso dizer que este trecho simboliza que existem cinco conhecimentos necessários para aquele que quer buscar a elevação espiritual.

A importância destes cinco ensinamentos está no fato aludido por Cristo de que as árvores nunca se movem quer seja no verão ou no inverno. Se o mestre fez questão de afirmar a imobilidade delas, isso quer dizer que existem outras que se movem. O que quer dizer isso. O que quer dizer uma árvore que se move e outra que não?

Como já dissemos, a árvore possui o sentido bíblico de fonte da vida. Quando falamos em árvores, portanto, podemos entender que Cristo está dizendo que existem fontes da vida que se movem e outras que não. O que é mover uma fonte da vida? É viver a partir de verdades e anseios diferentes.

Aquele que não vivencia o que era antes de nascer muda constantemente a fonte da sua vida, ou seja, as verdades com as quais vivencia os acontecimentos do mundo. Isso é real para o ser humano...

Quando ele é o professor, possui um conjunto de verdades que o guia naquele momento; quando se torna aluno, vive outro. Quando é pedestre tem verdades próprias para esta situação, mas, quando se torna o condutor do veículo, já vive outras. Quando é o pai exige determinados acontecimentos; quando é filho quer outros.

As verdades e os anseios (fontes da vida) que são usados por aqueles que não se vêem como o que eram antes de nascer modificam-se completamente dependendo da situação que está sendo vivenciada. Já para aquele que continua sendo o que era antes de nascer existe apenas uma fonte de vida: as cinco verdades universais.

Quais são elas?

Não existe o ser humano: eu sou um espírito.

O planeta Terra é um mundo espiritual.

O espírito vem à carne fazer provas.

A prova é de conhecimento e prática do Amor Universal.

Todo ato do ser humano é comandado por Deus na sua forma, de acordo com aquilo que foi pedido pelo espírito antes da sua encarnação.

Para quem sabe que existia antes de nascer e que continua sendo o que sempre foi, o ser humano não existe. Para este o planeta Terra não é um mundo humano onde se vivencia acontecimentos pelos valores da humanidade, mas que se trata de um mundo espiritual onde os seres universais encarnam para cumprir determinados momentos de sua existência eterna. Sabe que nestes momentos ele está sob provação e não a passeio ou para divertir-se. Sabe, também, que a única resposta que pode ser dada a estas questões para poder acertar é amar a todos, mesmo que estes lhe causem aparente prejuízo. A partir de tudo isso, concluem que Deus comanda os acontecimentos humanos para que todos possam ter sua provação e, conseguintemente, a sua oportunidade de serem aprovados.

 Estes, como ensinou Cristo, não encontrarão a morte, ou seja, viverão eternamente a felicidade que Deus tem prometido . Amarão e sentir-se-ão amados pelo Pai.