As reformas da reforma

Aproveitando o tempo

Tempo não é quantidade, mas qualidade. Você pode ficar com seu filho apenas num minuto, se estiver presente de corpo e mente, isso fará diferença. No entanto, pode passar o dia inteiro em casa, como passa nos fins de semana quando não vai ao emprego, e não estar um segundo realmente ao lado do seu filho.

Compreendeu a diferença. Não estou falando em deixar de fazer as coisas, não estou dizendo em optar pelo que vai fazer, mas sim viver apenas a realidade, o que é real naquele momento. Se a sua realidade naquele momento é estar em casa com seu filho, esteja lá. Neste momento, o trabalho, a escola ou qualquer outro assunto deixa de existir. A única coisa que existe para você é viver aquela relação. Aí será feliz com eles e eles se sentirão felizes com você.

Sei que quando se fala em relacionamento com os filhos, muitas pessoas imaginam que é necessário optar entre ter um emprego ou criá-los. Isso não é necessário. Não há necessidade de desistir do trabalho: basta trabalhar no momento de trabalhar e nos demais momentos esquecer qualquer assunto diferente daqueles que estão relacionados com aquilo que você está vivenciando.

Para se alcançar este estágio é preciso um trabalho de organização. É preciso trabalhar junto à mente para que ela não trate de assuntos diferentes daqueles que pertencem ao ambiente em que você está agora.

Você está em casa e veio um pensamento que aborda assuntos do emprego: não se deixe levar por ele. Quando ele disser que amanhã você precisa fazer alguma coisa no seu emprego, diga a que o amanhã não é hoje e que por isso só se preocupará com este assunto apenas amanhã. Diga a sua mente que hoje você está aqui e, portanto, só viverá o que está acontecendo agora.

A organização depende da vigilância. Cristo, que disse que é o caminho para se chegar a Deus, não nos ensinou que devemos orar e vigiar? Pois bem, você precisa se vigiar: precisa vigiar o seu pensamento para que ele não lhe leve para longe do que é realidade neste momento.