Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Apóstolos de Cristo

Vocês nos devem tratar como servidores de Cristo, nós que somos encarregados de realizar os planos secretos de Deus. (Capítulo 04 – versículo 01)

Essa é a forma de se relacionar com a espiritualidade: servidores de Cristo, encarregados de realizar os planos secretos de Deus

Participante: que plano secreto de Deus?

Você não conhece o plano secreto de Deus? Não conhece os planos de Deus para a terra?

Participante: ninguém conhece... Como os espíritos, então se dizem encarregados de realizá-lo?

Todo espírito missionário recebe uma informação: vai lá e faça isso. O que eles vem fazer eles sabem, mas o global do plano é secreto.

Veja o meu exemplo. Recebo a missão: vá lá hoje e fale disso. Eu venho aqui e falo disso. Eu sei que esta minha ação faz parte dos planos de Deus, mas eu não conheço para que que Ele quer que eu venha e fale isso.

Também não sei o que vai acontecer depois que eu falar. Por exemplo: venho aqui e digo para fazermos uma palestra em uma determinada cidade em tal dia. O ato de aqui estar é falar é a parte que me foi incumbida de fazer. Agora, se vamos ou não viajar, não sei... Quantas vezes já falei para irmos a um lugar e vocês me responderam que não podíamos ir? Quando isso aconteceu não retruquei porque Deus me pediu para falar que íamos, mas se vamos ou não não faz parte da minha missão, mas sim do plano secreto de Deus.

Mas, deste texto o que precisamos deixar bem claro é que não há um espírito, por mais elevado que seja, que possa agir por sua própria vontade. Todos são instrumentos de Deus...

Isso é importante compreender para pararmos de rezar para santo, para parar de pedir ajuda ao mentor, parar pararmos de achar que o 'anjo da guarda' ou o santo podem nos salvar. Ninguém pode nos salvar: só nós mesmos...

O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja julgado fiel ao seu Senhor. (Capítulo 04 – versículo 03)

Todo espírito missionário tem fidelidade a Deus. Portanto, se você faz uma promessa para Santo Antônio, o santo nem vai perguntar a Deus: espera a resposta do Pai. Se Ele não mandar fazer, o santo não vai fazer, pois é fiel a Deus. Por mais que ele ame você não vai fazer o que Deus não mandar ser feito.

Isso é importante compreendermos para pararmos de imaginar que os espíritos fora da carne em qualquer nível, desde Cristo até os obsessores, podem influenciar a sua vida. Eles não podem... Eles só influenciarão a sua vida se você deixar e se esta influência estiver no plano secreto de Deus para você.

Porém ser julgado por vocês ou por um tribunal humano não tem a menor importância para mim, eu não julgo nem a mim mesmo. A minha consciência está limpa, mas isso não prova que sou de fato inocente, quem me julga é o Senhor. (Capítulo 04 – versículo 04)

Nenhum espírito que conheça Deus não se faz de inocente e puro. Todo aquele que se disser inocente e puro já caiu, pois já fez um pré julgamento de si mesmo. Só Deus sabe e pode dizer qual é a condição de um espírito. Só Deus sabe e pode dizer aquilo que realmente cada um merece, é e tem...

Para o espírito com consciência espiritual, o julgamento humano não vale nada. Se ele, por sua fidelidade a Deus, tiver que contrariar o desejo do ser humano, contraria sem o menor remorso. Isso porque ele não tem fidelidade ao ser humano, mas sim a Deus. Se o ser humano acusá-lo pela sua forma de agir, o problema é do ser humano e não do espírito.

Quem me julga é o senhor. Portanto, não julguem ninguém antes da hora; esperem o julgamento final quando o Senhor vier. (Capítulo 04 – versículo 04 e 05)

Sabe, aquilo que você diz que o outro é isso ou aquilo, não deve ser dito, pois trata-se de um julgamento seu. Mas, você não sabe como Deus o julga, não sabe o que Deus acha dele!

Espera, não julgue ninguém, deixe Deus julgar... Deus irá agir e se o outro merecer e precisar passar por uma situação, o Senhor vai dar. Se não precisar e não merecer, Deus não dará...

Para que você vai ficar esquentando a cabeça: Deus vai dar ou não apenas pelo que ele julga e não pelo que você acha... Saiba: não adianta jogar praga nos outros, pois ele só pega se Deus a fizer pegar...

Ele revelará os segredos escondidos e mostrará as intenções que estão nos corações das pessoas. Então cada um receberá de Deus o elogio que merece. (Capítulo 04 – versículo 05)

Deus revelará a intenção de cada um. Por isso, não fique buscando saber a intenção dos outros...

'Ah, eu tenho certeza que ele fez isso por causa daquilo'; 'eu tenho certeza que não gosta de mim por causa disso'; 'eu tenho certeza que ele não vai com minha cara por esta razão'. Esqueça isso: deixe Deus revelar a intenção do outro. Deixe Deus mostrar o que realmente cada um quer. Mas, mesmo que Deus lhe mostre, continue achando que você não sabe e deixe Deus saber. É mais fácil viver assim...

Eu não sei porque vocês lutam tanto contra estas coisas que estão ensinadas há séculos. É tão mais fácil viver do jeito que foi ensinado pelos apóstolos...

Ao invés de viverem da maneira que vivem ('Aquela pessoa agiu contra mim'), vivam assim: ela não fez nada; se fez alguma coisa , é Deus quem vai resolver e acertar as contas com ela...

Deixe os outros acertarem suas contas com Deus: não queira ser o 'anjo vingador'... Você não sabe se Deus vai elogiá-la ou 'criticá-la' pelo que fez...

Agora, se Deus 'criticá-la' (fazê-la passar por uma situação de sofrimento, não fique gozando com a cara dela ('viu só? Se meteu a besta comigo e Deus providenciou logo'). Não faça isso, porque a próxima 'crítica' pode ser a você...

Meus irmãos, é para instruí-los que tenho aplicado essas lições a mim mesmo e a Apolo. (Capítulo 04 – versículo 06)

Participante: quem é Apolo?

Era um seguidor de Paulo...

Usei a ele e a mim como exemplo, para que vocês aprendam o que diz o ditado: Obedeça o que está escrito. Ninguém deve se orgulhar de uma pessoa e desprezar outra. Quem é que o fez superior aos outros? (Capítulo 04 – versículo 06 e 07)

Quem foi que lhe deu o poder de se julgar melhor que o outro? Quem deu a você esse direito?

Esse pergunta que eu gostaria de fazer aos seres humanos que se acham capazes de dizer que uns prestam e outros não, principalmente aqueles que acusam os assassinos. Quem deu a você esse direito? Quem lhe investiu nesse poder?

Ninguém. Deus não investiu em ninguém esse poder. Mas, no entanto, seres humanos se dizem defensor do puritanismo, da religião, da ecologia, da vida, da família. Quem deu esse direito a eles? Quem os nomeou para esses cargos? Sim, porque ser defensor de alguma ideia é um cargo, não é? São como os cônsul da Roma antiga, que eram os defensores do império romano.

Quem nomeou algum ser humano para isso? Ninguém... Deixe Deus agir e esqueça estas coisas... Deixe todos agirem e espere que o dia do julgamento de cada um chegará.

Não foi Deus que lhe deu tudo o que você tem? Então porque é que você fica orgulhoso como se o que tem não fosse dado por Deus? (Capítulo 04 – versículo 07)

Vocês agem como se tivessem conquistado as coisas por obra sua: eu comprei uma casa! Não, você não comprou uma casa: Deus lhe deu uma casa. Você não conquistou nada.

A soberba é afronta direta a Deus. 'Eu fiz, eu construí, eu criei': isso é afronta direta a Deus, pois só Ele no Universo inteiro tem o poder para realizar qualquer coisa...

Vocês já têm tudo o que precisam! Já são ricos! Vocês já se tornaram reis, e nós, não! Que bom se fossem reis de verdade, para que pudéssemos reinar com vocês. Porque me parece que Deus deu a nós, os apóstolos, o ultimo lugar. Somos como as pessoas condenadas a morrer publicamente, como espetáculo para o mundo inteiro, tanto para os anjos como para as criaturas humanas. (Capítulo 04 – versículo 08 a 09)

Quanto mais elevado o espírito, mais ele será contrariado, perseguido, alvo de criticas. Sei que não é bem isso que vocês esperam para quando alcançarem a elevação espiritual, mas é assim que as coisas acontecem.

É a historia de chegar ao sol... Um foguete viajando para chegar ao sol, quanto mais perto estiver, mais vai queimar quem estiver no seu interior.

É importante compreendermos isso. A elevação a Deus, a busca a Deus não pode ser feita esperando retorno materiais, mas sim cada vez mais trabalho. Quanto mais o ser se eleva, mais situações para ele amar incondicionalmente aparecerão, mas situações para este ser distribuir amor para aqueles que estão carentes acontecerão...

Lembrem-se que Cristo ensinou: eu não vim trazer a paz, mas a espada. Ao usar esta espada você deve mudar a sua forma de ver as coisas, deve manter a sua felicidade apesar do que está acontecendo...

Lembre-se de que Cristo ensinou nas Bem-Aventuranças: felizes serão vocês quando forem caluniados e perseguidos em meu nome. Sem isso vocês não viverão a Bem-Aventurança.

Portanto, é preciso ser perseguido, ser alvo de criticas e amar assim mesmo para se elevar espiritualmente. É preciso vivenciar a encarnação que o Cristo vivenciou. Sem isso não há elevação.

Por causa de Cristo nós somos loucos mas vocês são sábios por estarem unidos com Ele. (Capítulo 04 – versículo 10)

Por causa de Cristo ou seja, por viver a vida Jesus Cristo nós somos chamados de loucos mas quem está com Cristo é sábio, possui a sabedoria e possui o amor.

Nós somos fracos e vocês fortes; somos desprezados e vocês respeitados... (Capítulo 04 – versículo 10)

Participante: porque ele diz que eles apóstolos são fracos e vocês quem são fortes?

Aqueles religiosos que dizem que estão na busca de Deus são fortes; são seres humanos que aparecem muito...

Participante: mas aqui fala assim: por causa de Cristo nós somos loucos mas vocês são sábios por estarem unidos com Ele...

Nós, apóstolos, somos loucos, pois estamos sofrendo muito, estamos passando por muitas coisas, somos tratados como loucos, mas persistimos em trazer a mensagem oculta de Deus.

Participante: mas não fala que são sábios por estarem unidos a Jesus?

Eles são sábios, mas vocês os acham loucos...

São duas visões que estão expostas neste texto: por sermos apóstolos e pregarmos o evangelho do jeito que pregamos, somos chamados de louco. Somos chamados de loucos por estarmos unidos desta forma com Cristo. Mas, justamente por estarmos unidos com ele, somos sábios.

...somos desprezados e vocês respeitados. Até agora temos sofrido fome e sede. Temo nos vestido com trapos, temos sido surrados e não temos morada certa. (Capítulo 04 – versículo 10 e 11)

Isso: o apóstolo está sempre passando por problemas sérios.

Temos nos cansado de trabalhar para nos sustentar. Quando nos amaldiçoam nós abençoamos, quando somos perseguidos agüentamos com paciência. (Capítulo 04 – versículo 11 e 12)

O que Paulo descreve neste trecho é a vivencia da vida Jesus Cristo, a forma de viver de quem chegou lá, de quem é um Apóstolo.

Quando nos insultam respondemos com palavras delicadas; somos considerados como lixo e até agora nos tratam como a sujeira desse mundo. (Capítulo 04 – versículo 13)

Na hora em que você for apóstolo é assim que você será tratado.

Não escrevo assim para envergonhá-los, mas para ensiná-los como se fossem meus próprios filhos queridos. (Capítulo 04 – versículo 14)

Ou seja, na hora em que você se transformar num apóstolo de Cristo unindo-se completamente a Deus, você terá que passar por tudo isso.

Ainda que tivessem milhares de professores durante a sua vida como cristãos, você tem somente um Pai. (Capítulo 04 – versículo 15)

De novo os ensinamentos de que existem diversos mestres, mas apenas um Pai. É o Paulo ecumênico...

Pois quando levei a vocês a boa noticia do evangelho, eu me tornei o pai de vocês na vida que vivem na união com Cristo Jesus. (Capítulo 04 – versículo 15)

Aqui Paulo fala do mestre que você segue: ele se torna seu pai nesta vida...

Por isso peço que sigam o meu exemplo. Por essa razão estou mandando Timóteo que é o meu querido e fiel filho no Senhor. Ele vai ajudá-los a se lembrar dos caminhos que sirvam a nova vida com Cristo Jesus, caminhos que ensino em todas as igrejas. (Capítulo 04 – versículo 16 e 17)

Para que não ter orgulho do que ainda tem de material: é esse o caminho que Paulo segue.

Alguns de vocês ficaram orgulhosos certos de que eu não iria visitá-los porém se o Senhor quiser vou visitá-los logo. Então eu mesmo vou saber o que esses orgulhosos podem fazer e não somente o que eles dizem porque o Reino de Deus não é coisa de palavras mas de poder. O que é que vocês preferem, que eu vá com chicote ou com o coração cheio de amor e de bondade? (Capítulo 04 – versículo 18 a 21)