Ego (IPPB)

Apagar o ego

Pergunta: Então, o espírito precisa ter o seu ego apagado para poder reencarnar novamente, mas quando isto acontecerá?

Você falou bem: o ego será apagado. Não será a sua ação que apagará o ego, mas ele será apagado de fora para dentro.

No entanto, isto só acontecerá quando ele tiver merecimento para tanto. Você já leu nos romances espíritas as visitas dos socorristas ao umbral? Eles passam por milhares de espírito em sofrimento e não os atendem.

Fazem isto porque não podem agir de forma diferente porque estes ainda não têm o merecimento de serem atendidos. Só quando o espírito começa a lutar contra o seu ego pode ser socorrido. Por isto os socorristas vão sempre a lugares determinados socorrer espíritos determinados.

Este tema que estamos conversando agora (o da necessidade de se apagar o ego mesmo depois da encarnação) é muito importante. Veja bem, vocês já viram corridas de carro?

Enquanto está na corrida o carro está andando. Depois que cruza a reta final, ele não para: continua andando. Só que este andar não vale mais nada para a corrida.

Com a elevação espiritual é a mesma coisa: tudo que você vencer do ego enquanto estiver presa à carne, conta pontos para a elevação espiritual; tudo que fizer depois do desencarne não conta.

Ou seja, você terá que obrigatoriamente vencer o ego para continuar a sua caminhada: se vencê-lo ligado à carne promove a elevação espiritual; desligando-se dela sem a vitória, terá que eliminar o ego do mesmo jeito, mas não mais se eleva por isto. Terá realizado apenas uma limpeza de verdades para poder se preparar para uma nova encarnação.

Então, veja: quem foge nesta vida de lutar contra o ego está fazendo uma besteira, pois terá que limpá-lo de todo jeito. Quem aproveita a oportunidade e luta quando ainda encarnado liberta-se da sansara, mas quem não faz, executa o mesmo trabalho (limpeza de verdades) e ainda terá que criar um novo ego para ter que vencê-lo novamente.