Conversando com um espiritualista - volume III

Ame a si do jeito que é

Participante: quando estou sozinho, sem fazer nada, consigo encarar o mundo como ilusão. Consigo crer que tudo está perfeito e é a vontade de Deus. Mas, quando estou com alguém ou estou fazendo algo, esqueço completamente deste assunto. Devo trabalhar para encarar o mundo como perfeito porque é vontade de Deus em todos os momentos da vida? Se sim, como faço isso?

Não. Você deve aprender a vida a vida que tem.

Se você consegue viver deste jeito sozinho, louvado seja Deus; se, quando acompanhado, não consegue, aprenda a louvar a deus também por este momento. Não queira ser diferente do que é.

É o que já disse: não espere que o ego seja perfeito, que coloque em prática o tempo inteiro os ensinamentos. Isso porque ele precisa não colocar em prática o ensinamento para depois ele mesmo criar o julgamento. Se você aceita este julgamento, ele cria a culpa. Neste momento não adiantou nada todo o seu trabalho.

Portanto, não tente ser quem você não é: aprenda a ser o que é.

Na Bíblia está escrito que é preciso amar ao próximo como a si mesmo. Mas, vocês não se amam. Estão sempre projetando um eu diferente do que é para poder se amar.

É a história do marido e da mulher. O cônjuge quer sempre que o outro se mude para possa amá-lo. Só que se um precisar se mudar para ser amado, quem está amando não o está fazendo por aquele que está ali, mas a um outro. Ele é outro porque ficou diferente de quem era...

Você precisa aprender a se amar do jeito que são. Esse é o grande segredo.

Vocês acham que para amarem-se precisam mudar para algo que consideram perfeito. Não, amar-se é ser do jeito que é e amar-se assim mesmo.