Conversando com um espiritualista - volume I

Agressão a mulheres

Participante: certas mulheres apanham muito de seus maridos . Quando esses homens morrerem vão sofrer também?

Sim, certas mulheres apanham muito de seus maridos, mas lhe pergunto: porque umas apanham e outras não, porque apenas certas mulheres sofrem isso e não todas? Porque escolheram o homem errado, você me diria? Será?

Será que os homens trazem escrito na testa que batem em mulheres? Não! Todo homem que bate em mulheres, quando as conquistou, foi amável, assim como aqueles que depois de unidos não se tornaram agressivos. Porque, então, apenas alguns daqueles que foram amáveis se transformaram em agressores e outros não?

Estas são perguntas que vocês precisam se fazer para poder chegar à realidade. Deve haver um motivo que leve apenas uma parcela a se mudar depois que está junto de outra pessoa. Qual é este motivo? A lei do carma...

Esse mundo é regido pela lei do carma. Esta lei é fundamentada no ensinamento de Cristo que afirma que Deus dá a cada um segundo as suas obras. Estas obras não estão vinculadas apenas a acontecimentos desta vida. Elas estão ligadas a acontecimentos na existência eterna, nas múltiplas encarnações que esse espírito, que hoje vive o papel de mulher, está tendo.

Se essa lei rege todos os acontecimentos deste mundo, posso dizer que é ela que diz qual o homem que vai bater e qual a mulher que vai apanhar. Diz, também, qual o homem que não vai bater e qual a mulher que não vai apanhar.

Com esta análise respondemos à questão que eu levantei. Porque algumas mulheres apanham e outras não? Porque isso é o resultado da ação da lei do carma, é aquele espírito recebendo segundo suas obras durante a existência eterna. Porque todos os homens são amáveis no início e apenas alguns se tornam agressivos depois da união? Pelo mesmo motivo.

Portanto, o apanhar que algumas mulheres vivenciam é o carma daquele espírito. Sendo assim, me responda: onde está a culpa do espírito que está vivendo o papel de homem que o leve a sofrer nesta ou em outras vidas?

Só quero deixar uma coisa bem clara, já que estou falando com humanos: não estou dizendo que todo homem deva bater em mulher. O que estou falando é que se acontece de uma mulher apanhar isso é fruto da ação da lei do carma e por ser instrumento desta mesma lei, o espírito que vive o papel de homem não pode ser considerado culpado deste ato. Apesar de dizer que ele não é culpado, não estou dizendo que este homem não deva ir para a cadeia. Aquele espírito tem o seu carma, tem acontecimentos que acontecerão a partir de suas obras e se eles forem ir para a cadeia, isso acontecerá.

A lei humana se aplica a atos humanos, mas ela é subordinada à lei do carma. É por isso que normalmente o homem que bate em mulher acaba indo para a cadeia, mas há outros que praticam o mesmo ato e não são. Porque isso acontece? Porque a lei do carma rege a vida...

Aquele que foi para a cadeia viveu isso porque este era o seu carma; aquele que não foi, também só viveu isso porque este era o resultado de suas obras anteriores. Ele tinha o carma de bater, mas não tinha o carma de ser preso...

Entendam uma coisa: a aplicação da lei humana é regida pelo carma espiritual. Porque afirmo isso? Porque isso não é uma vida humana, mas sim uma encarnação de espíritos... Por isso tudo que acontece neste mundo aqui é um reflexo do que aconteceu em outras etapas da vida eterna do espírito. É o resultado da situação atual daquele espírito antes de encarnar, dos carmas que ele tem.

Essa é a sua resposta. Ela foi longa, mas eu poderia responder mais facilmente. Poderia simplesmente lhe mandar procurar o que está escrito na questão 132 de O Livro dos Espíritos. Lá é dito claramente que o espírito encarna para viver as suas vicissitudes e nisso consiste a sua expiação e a sua provação. Além disso, é dito que tem mais uma coisa que acontece durante a encarnação, que também é objetivo dela: o espírito toma um corpo de acordo com o mundo onde vai morar para ali, sob as ordens de Deus, trabalhar para a obra geral. A obra geral ou obra de Deus é a própria encarnação dos espíritos.

A partir deste ensinamento posso lhe dizer que o homem que bate em mulher é um espírito que toma um corpo de acordo com este mundo para aqui, sob as ordens de Deus, o Senhor do carma, praticar esta ação. Já a mulher que apanha, é um espírito que encarnou neste planeta para viver os gêneros de provação que pediu antes de encarnar e com isso realizar suas provas. Estas se consistiram no momento em que foi agredida de apanhar do marido...

Portanto, citar a questão 132 por si só responderia já lhe responderia, mas quis lhe dar uma ajuda no seu processo de elevação. Como realizar esse processo é libertar-se da visão humana, ao invés de apenas citar a questão de O Livro dos Espíritos, fiz você analisar este acontecimento a partir de um parâmetro: porque algumas coisas acontecem com um e não com outros?

Saiba de uma coisa: tudo o que acontece apenas com uma parcela da população do planeta ocorre porque quem sofre aquele acontecimento precisava e merecia passar por aquilo, seja por que motivo for. Saiba de outra coisa: só o que é absoluto acontece com todos.

Só mais um detalhe. Falamos de agressão a mulheres, mas a agressão a homens que ocorrem neste mundo seguem os mesmos princípios que conversamos aqui...