Saber e conhecer

Agregados

Participante: o que são os cinco agregados?

Segundo Buda, é aquilo que se une ao espírito quando do advento, ou seja, quando do nascimento no mundo carnal. Quando nasce no mundo carnal o espírito passa a conviver com formas, sensações, percepções, formações mentais e memória, o que não acontecia antes deste momento.

Essas coisas não pertencem ao espírito, mas se agregam à ele depois do advento, do nascimento na carne.

Participante: Pai Joaquim, qual o agregado que você ainda não se libertou?

O Pai Joaquim não pode se libertar de nenhum agregado, pois ele é o resultado da ação deles.

Pai Joaquim é uma personalidade humana. Por isso é fruto da ação dos cinco agregados. Eles podem não ter surgido num nascimento como o de vocês, mas começou a existir quando a personalidade Pai Joaquim começou a existir nesse mundo.

Já eu não sou o Pai Joaquim, mas sim um espírito que se liga a esta consciência.

Participante: o conhecimento dos cinco agregados é importante para não se criar mais carmas?

Sim. Cada vez que você acredita numa ação dos cincos agregados como uma realidade gera um carma para si mesmo.

Respondo assim usando o termo carma dentro da concepção que vocês têm para ele: uma pena, um castigo. Se levarmos em conta o que acredito sobre este termo (a simples reação a uma ação), posso dizer que quando não acreditar também estará gerando um carma para si.

Participante: não se deixar levar pelas ilusões da vida, ou seja, ser intangível pelas primeiras impressões do mundo é não acreditar nos cinco agregados e sim na essência das coisas?

Não, é não acreditar em nada. Falo assim porque a essência das coisas com as quais quer conviver ainda são criadas pelos cinco agregados.

Se os cinco agregados formam a sua vida, fora do que é criado por eles não existe nada. Ouçam o que já falei: não acreditem em nada. Caso guardem alguma coisa das formações dos cinco agregados para acreditar continuarão tendo um calcanhar de Aquiles que servirá para que vivam o sofrimento.

Já que hoje se falou muito nos ensinamentos de Cristo, lembro que ele disse que por aquilo que vocês usarem para julgar os outros serão também julgados. O que vocês usam para julgar os outros? As crenças e verdades que os cinco agregados criam. Portanto, serão estas mesmas criações de outras personalidades humanas que servirão para julgar vocês. Querem não viver mais isso? Parem de acreditar naquilo que os seus agregados criam. Assim não serão julgados...