Maya

Acontecimento

Isso é vida: a cada segundo algo acontece e o ser humaniza-do raciocina o acontecimento e determina o que está acontecendo (dá um valor para o momento). Para que compreendamos profun-damente a vida humana dentro do sentido espiritual vamos analisar cada um desses elementos para entendermos a vida. Comecemos pelo acontecimento.

O que está acontecendo na realidade? Vamos exemplificar: alguém chega perto de você e lhe fala alguma coisa ou age de de-terminada forma. O que é isso, que valor tem esse acontecimento? É alguém falando, é alguém fazendo algo? Não, é o carma em ação.

O acontecimento vivido na vida humana não se traduz, não se define, pelo que está acontecendo (ato físico, movimento físico), mas pela essência dele. Essa essência representa a provação do espírito, o que é o motivo da encarnação.

Novamente exemplifiquemos: alguém lhe rouba. Não pode haver roubo porque não há ladrão, pois ninguém pode tirar o que é seu, já que não tem nada. Tudo que está sob sua guarda é de Deus e continuará sendo mesmo que a guarda tenha passado para outra pessoa. Isso tudo sem falarmos que o próprio objeto do furto não existe.

O que acontece nesse momento? Que valor tem isso? Vamos analisar.

Porque o ladrão foi roubar exatamente você? Porque é o seu carma. O objetivo de acontecer naquele momento esse fato exata-mente a você é para que possa ser realizada uma determinada pro-va no sentido espiritual. Esta provação está embutida na essência do acontecimento.

Vamos falar um pouco da essência deste acontecimento que usamos como exemplo, mas o que dissermos não é regra fixa, ou seja, muitas podem ser as essências de um mesmo acontecimento.

Um roubo pode ser um teste ao despossuir material que o espírito precisa realizar, pode ser uma prova de paciência, de vai-dade, etc. Nesses sentimentos está a essência da ação carmática.

Dessa forma não há roubo, mas uma ação carmática, que contém uma essência que serve como prova a um espírito.

Pergunta: sob esse prisma, então, não existe vítima?

Nem culpado, pois não importa o que aconteça na sua frente, é Deus colocando lhe dando uma prova, apresentando uma essên-cia onde você será testado no seu individualismo ou no seu univer-salismo.

Não há vítima e não há culpado. .