A lei e a fé - Carta aos romanos

A vida no serviço de Deus

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

Portanto meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradado a Ele. (Capítulo 12 – versículo 01)

Não é o ensinamento de Krishna? Dedique-se a Deus em sacrifício. Dedique em sacrifício a Ele as suas intenções, as suas vontades, a sua vida, os seus desejos. Pare de viver para você e viva para Deus.

Esse ensinamento é muito velho. Todos os profetas ensinaram ao povo de Israel a viver para Deus ao invés de viver para si, mas até hoje o ser humano reluta em viver para Deus. Até hoje o ser se apega a humanidade que vive. Apega-se ao desejo de construir alguma coisa para si.

Mas, construir o que? O que você pode construir nessa vida que seja eterno? Nada, tudo some, tudo acaba com o desligamento da matéria carnal. Nem sua fama, nem seu nome que seria para você uma coisa imperecível, não existe depois da morte.

Você se lembra do nome do seu bisavô? Do seu tataravô? Ninguém mais se lembra nem sabe como ele foi. Vocês não fazem o culto ao antepassado.

Então, tudo morre e você tem que começar a compreender isso: compreender que viver para construir para si é perda de tempo. É jogar e desprender energia fora. Você não vai conseguir guardar o seu apartamento, o seu carro, a sua casa, o seu dinheiro, as suas joias, as suas roupas e o seu prazer para sempre. Estas coisas vão escorregar por entre seus dedos, pois você não tem o menor controle sobre nada. Quando chegar a esta conclusão, você vai ter duas soluções: ou se mata ou vive para Deus.

Saiba que quando você estiver construindo para Deus, estiver vivendo para Ele, estará construindo para a eternidade e tudo que for construindo assim, jamais vai lhe escapar das mãos.

Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer. (Capítulo 12 – versículo 01)

A vida, os objetivos da vida, os momentos da vida? Essa é a verdadeira adoração que devem oferecer.

.

Não viviam como vivem as pessoas desse mundo, mas deixe que Deus os transformem por meio de uma completa mudança nas suas mentes. (Capítulo 12 – versículo 02)

Ou seja, não vivam querendo ser o que não são, fazer o que não fazem...

É a mesma coisa que Krishna e Buda falam.

Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável a Ele. (Capítulo 12 – versículo 02)

No Evangelho de Tomé, Cristo diz assim: nada que está encoberto deixará de ser revelado, mas para que isso aconteça é preciso você primeiro se declarar filho de Deus.

Volto, então, a fazer as perguntas que Paulo fez: quem pode saber o que Deus faz? Quem pode saber porque Deus quer o que faz acontecer?

Como Cristo disse: só o filho sabe quem é o Pai, só o filho conhece as intenções do Pai.

Por causa do dom que Deus, na sua bondade, me deu, eu digo a todos vocês: não se julguem melhores do que realmente são. Ao contrário, sejam modestos nos seus pensamentos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu. Porque assim como num só corpo temos muitas partes, e todas elas tem funções diferentes... (Capítulo 12 – versículo 03 a 04)

Deixe-me falar disso: não julgue aos outros, mas julgue a si mesmo.

Em todos os acontecimentos esteja preocupado no que você está pensando. É isso que Paulo fala ao dizer que deve julgar a si mesmo: esteja atento ao seu pensamento e julgue o seu próprio entendimento sobre as coisas.

Pare de julgar o próximo: 'ele faz isso por causa daquilo'. Ao invés disso, julgue a si: 'porque eu estou dizendo que ele faz isso'?

Vocês dizem assim: 'tenho certeza que aquela pessoa quer me machucar. Porque será que ela quer me machucar? Isso é estar julgando o outro. Agora, se disser: 'porque acho que ele quer me machucar? De onde veio essa idéia'? Isso é julgar a si mesmo.

Julgar a si mesmo é estar sempre buscando no seu pensamento de onde surgiu aquela idéia ao invés de simplesmente aceitá-la,vivenciá-la sem acusar o próximo.

… assim também nós embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo e todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. (Capítulo 12 – versículo 05)

O Universo é um só e não existem coisas separadas uma da outra. Você e a outra pessoa são uma coisa só. Você, seu patrão e todos são uma coisa só, porque tudo é o Universo. Não se julgue ser uma coisa separada disso tudo porque se separando estará na ilusão...

Deixe-me tentar explicar uma coisa: os cientistas dizem que o Universo está crescendo. Para onde? Se tudo que existe é o Universo, ele ele crescesse seria sobre alguma coisa que não é Universo. O que era essa coisa antes de ser Universo? Só poderia ser o nada. Mas, nada não existe...

Você e todos juntos formam o Universo e só ele existe. Se quer ser alguma coisa isolada do Universo, onde você ficará se só o Universo existe?

Não há lugar para isolar-se. Não há lugar tem para onde fugir para que possa entrar num mundo onde o que você acredita seja a verdade.

Não existe lugar onde a ação de Deus não esteja acontecendo. É isso que Paulo está nos ensinando.

Não adianta você querer fugir daqui para outro canto, pois não há outro canto. Você vive aqui e esse aqui se chama Universo. Você é parte integrante do Universo. Mais: a somatória de tudo é o Universo... E o Universo é a ação de Deus.

Mesmo que você não queira viver sobre a ação de Deus, ela está sendo vivenciada. Portanto, a sua luta para criar alguma coisa sem a presença de Deus é inglória, é fadada ao fracasso, pois, mesmo que fosse possível criar alguma coisa mais, sem a ação de Deus essa coisa não seria Universo.

Como não existe mais nada sem ser o Universo, só posso dizer dizer que o seu imaginar que é independente dele é o próprio Universo... É importante começarmos a pensar isso.

O ser humano é inimigo de Deus e é essa condição de inimigo existe justamente por causa disso: o homem querer construir sobre Deus. Mas como agir acima da vontade Dele se o que vai ser feito não tem de onde sair ou por... Além do mais, o que pode ser feito se tudo que existe no Universo é emanação de Deus?

Só essa compreensão já bastaria para você acabar com seus sonhos de realizar algo, para parar de querer criar uma realidade que não é o que está vivendo: você não tem como criar nada.

Vamos dizer que você queira ir num lugar outra pessoa lhe diga para não ir. O que vai fazer? Vai lutar para ir? Quantas vezes já lutou e não foi?

Imaginemos que outro diga para você não sair. O que vai fazer? Vai lutar para sair? Mas, sair para onde? Com que pernas você vai se mexer para sair, se suas pernas são Universo, são emanações de Deus?

Nada, você não vai conseguir fazer nada... Então pare de achar que pode....

Portanto, usemos os nossos diferentes dons, que nos foram dados pela graça de Deus. Se o dom que recebemos é anunciarmos a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos. (Capítulo 12 – versículo 06)

Mas, se é brigar com os outros, então briguemos. Se é matar alguém, então matemos.

Cada um age de acordo com a sua natureza. Não lute contra a sua natureza.

Se a sua natureza é não gostar de cadeira suja, é Deus que não gosta disso. Portanto, não lute contra isso. Lute para não criticar quem não limpa a cadeira, o que é completamente diferente. Uma coisa é lutar contra a sua obsessão por limpeza; outra é lutar contra criticar quem não tem a mesma obsessão.

Viva de acordo com o dom que Deus lhe deu, ou seja, com a sua natureza, mas não critique os outros por não fazerem aquilo.

Se é servir, então devemos servir; se é ensinar, então ensinemos; se é animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que a use com todo cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria. (Capítulo 12 – versículo 07 a 08)

Ou seja, faça o que fizer, não perca jamais o amor.

Que o amor seja inteiramente sincero. Odeiem o mal e sigam o que é bom. (Capítulo 12 – versículo 09)

O mal é o individualismo, é o querer para si. Odeiem querer para si, querer realizar, querer ganhar...

Amem uns aos outros com carinho aos irmãos em Cristo e em tudo dêem preferência us aos outros. (Capítulo 12 – versículo 10)

Olha que ensinamento maravilhoso. Não se trata de lutar a favor da vontade de querer lutar, pois isso vai contra a sua natureza e, por isso, jamais obterá a vitória. Trata-se de lutar contra o desamor ou seja, trata-se lutar para libertar-se de ter que lutar.

'Eu quero assim e isso tem que acontecer': isso é desamor.

Trabalhem bastante e não sejam preguiçosos. Sirvam ao Senhor com o coração cheio de entusiasmo. Vivam alegres com a esperança que vocês têm (Capítulo 12 – versículo 11)

Com a esperança que um dia vão perder tudo, seus conceitos e padrões, e aí, então, conseguirão conviver harmonicamente com uma cadeira suja.

Vivam alegres com a esperança que vocês têm; tenham paciência nas dificuldades e nunca deixem de orar. Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e abram as suas casas aos estrangeiros. (Capítulo 12 – versículo 12 a 13)

A sua casa é a sua vida; o irmão necessitado é aquele que está fora do amor de Deus, ou seja, o que ainda acha que é capaz de agir... Deixe-o agir sobre a sua vida.

Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que Ele abençoe e não que amaldiçoe. Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Vivam em harmonia um com os outros. (Capítulo 12 – versículo 14 a 16)

Esse chorar não é você sofrer nem a alegria é o riso. Não adianta nada você entrar num enterro dando gargalhada. É uma coisa triste, é uma coisa sofrida, mas você não pode sofrer ali.

Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Não se julguem sábios. (Capítulo 12 – versículo 16)

Não queira só orientar, mandar e comandar.

Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem fazer o que os todos acham que é bom. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz uns com os outros. (Capítulo 12 – versículo 17 a 18)

Pagar o mal com o mal é só o que você sabe fazer.

Ela fez isso? Ela não presta... É uma safada, sem vergonha.

A critica é pagar o mal com o mal, pois ela própria é um mal, porque é fruto do individualismo.

Meus irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrario, deixem que o castigo de Deus faça isso. (Capítulo 12 – versículo 19)

Isso, entrega na mão de Deus... Ele lhe deu uma bofetada? Diga assim: Deus, é com você.

Deixe Deus agir e não imponha condição à ação de Deus ou seja, queira dizer o que o Senhor tem que fazer: 'se me bateu, ele tem que levar uma mesma bofetada'.

Não é assim que as coisas acontecem. A bofetada que ele lhe deu pode ser respondida por Deus de diversas formas...

Porque as Escrituras Sagradas dizem: Eu me vingarei, Eu acertarei contas com ele, diz o Senhor. Mas faça como dizem as escrituras: se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha. (Capítulo 12 – versículo 19 a 20)

Nós ensinamos há muito tempo atrás uma coisa chamada doação da razão...

Sabe, se alguém chega para você e começa a discutir alguma coisa ('porque eu acho aquilo e aquilo outro'), você deve dizer assim: 'você acha? Então, você está certo'...

Não estou dizendo que deve assumir como verdade o que o outro fala. Não, continue com a sua, mas não discuta com ele. Esse é um faminto e sedento e você deve dar a comida e a água que ele quer. Ele vai sair dali todo cheio.

E você? Vai sair na sua, tranqüilo e em paz.

Não deixem que o mal vença vocês mas vença o mal com o bem. (Capítulo 12 – versículo 21)

Vença o individualismo.