Conversando com um espiritualista - volume III

A verdadeira caridade

Participante: mas, se devemos viver com satisfação mediante a nossa realidade, e a dos outros como fica? Como fica a caridade pelo sofrimento dos outros?

A sua pergunta está meio complicada...

Primeiro você me diz que eu falei que devemos viver com satisfação. Desculpe, mas nunca disse isso. O que disse é que você precisa aprender a viver a vida que tem sem ter o prazer, a satisfação, ou a dor, o que é bem diferente.

Depois você me pergunta como fica a sua busca da satisfação com relação aos outros. Eu pergunto: que outros? Todos os outros que existem estão dentro de você. Para entenderem bem esta questão, conto novamente uma história que está no livro Nosso Lar.

André Luiz em visita à cidade Nosso Lar vai a uma enfermaria. Lá ele vê um monte de espíritos dormindo em cima de macas. Apesar de estarem adormecidos, estes espíritos demonstra através da expressão facial, que estão vivenciando alguma coisa. Por isso ele pergunta ao espírito que o acompanha o que está acontecendo. Este diz: eles estão vivendo a vida dele. Essa é a realidade: cada ser do universo está vivendo a sua vida na sua mente.

Por isso lhe afirmo que não existem outros. Os outros que você acredita existir estão na sua mente. Eles não existem fora de você. Fora de você não há nada. Portanto, se quiser fazer alguma caridade para os outros, faça na sua mente.

Mas, lhe pergunto: qual a maior caridade que pode dar ao outro? O que quer para você mesmo. Se você quer ser amado, ame a todos na sua mente. Se quer estar certo, dê a todos na sua mente o direito de estarem certos. Esse é um problema, pois vocês querem fazer a caridade, mas ao mesmo tempo querem resguardar os direitos só para vocês...

Sempre que vocês conversam sobre qualquer assunto estão sempre dizendo uns aos outros que estão errados o tempo inteiro. Querem sempre corrigir o outro. O que deveriam fazer? Dar ao outro o direito de expor aquilo que ele acha. Só que ao invés de dar ao outro este direito, vocês querem logo consertar aquilo que ele diz.

Portanto, se você está preocupada com a caridade ao próximo, eis aí um bom trabalho para executar...