A lei e a fé - Carta aos romanos

A salvação é para todos

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2

Pois o que Moisés escreveu a respeito das pessoas serem aceitas por Deus pela obediência a lei foi isso: quem obedecer aos mandamentos da Lei viverá. Porém, quanto a ser aceito por Deus por meio da fé, Moisés diz assim: não fique pensando assim: quem vai subir ao céu? Isto é, para trazer Cristo do Céu. Nem pergunte, quem descerá ao mundo lá de baixo? Isto é, para fazer Cristo subir do meio dos mortos. (Capítulo 10 – versículo 05 a 07)

Paulo está dizendo que Moisés falou: não fique julgando quem é o pior e o melhor.

A lei não foi feita para separar bons e maus: é isso que Paulo está querendo dizer.

É isso que Moisés disse: a mensagem de Deus está perto de você, nos seus lados e no seu coração. Isto é, a mensagem de fé que anunciamos. (Capítulo 10 – versículo 08)

Então veja. Ao invés de ficar julgando o próximo, querendo dizer se ele está certo ou errado, tire a mensagem do seu coração ou seja, utilize o amor de Deus, o amor a Deus. É isso que Paulo está nos ensinando.

Nós precisamos retirar do nosso coração a fé em Deus e colocá-la na situação que se está vivenciando. Quando isso acontece, acaba o julgamento.

A prática do que estou dizendo é o seguinte: Porque alguém matou o outro? Porque Deus quis e tinha que fazer e acabou. Esse é o exercício da fé, essa é a sua profissão de fé.

Depois que exercitar sua fé, não busque entender mais nada logicamente. Querer saber o porque isso aconteceu, o que Deus vai ganhar com isso, não lhe leva a lugar nenhum. Apenas diga: não sei; quem sabe é Deus.

A fé acaba com o julgamento porque ela coloca as coisas no seu devido lugar: Deus agindo. Sem a fé você jamais vai conseguir entrar na Realidade, porque vai estar preso à lei. Quando isso acontece, tem sempre um certo e um errado.

Se você declarar com os seus lábio, Jesus é o senhor e no coração crer que Deus o ressuscitou, você será salvo. (Capítulo 10 – versículo 09)

Jesus é o Senhor, é o amor em ação. Se você declarar que o amor em ação é o Senhor e acreditar na fé, na ressurreição, na vida depois da carne, está salvo.

Agora, se não acredita na vida depois da carne – e mesmo que diga que acredita, se não visualiza essa vida como possibilidade para você daqui a um segundo – de nada adianta: não vai conseguir nada. Você não vai poder amar o próximo, pois vai querer ganhar enquanto está vivo.

Só quem não tem medo da morte porque tem a consciência dessa passagem de uma vida para outra, é que pode viver essa vida despossuindo as coisas.

Porque cremos como o nosso coração e somos aceitos por Deus; declaramos com os nossos lábios e somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: quem crer Nele jamais ficará desiludido. Isso se refere a todos. pois não há diferença entre judeus e não judeus. (Capítulo 10 – versículo 10 a 12)

O que é necessário para você ficar desiludida? – Ilusão. Só fica desiludido quem está iludido com alguma coisa. Aquele que professa, que faz a profissão de fé, não tem ilusão nenhuma. Ele não sonha com nada, não deseja nada: vive a realidade.

Você está aqui? Isso é real. Mas, se quisesse estar em outro lugar ou fazendo outra coisa ou ainda se quisesse que houvesse mais pessoas aqui, estaria numa ilusão, pois não está em nenhum outro lugar, não está fazendo nenhuma outra coisa e nem tem mais pessoas aqui dentro.

Então, viver com Deus acaba com a desilusão, pois, na verdade, acaba com a ilusão. Quando vivencia com Deus os acontecimentos da vida, vivencia realidade ou seja, o que são as coisas na verdade.

Tem um trabalho de um Espírito do nosso mundo chamado Zitos onde ele fala sobre realidade. Ele começou o trabalho de uma maneira tão brilhante... Disse assim: hoje o nosso trabalho é falar sobre realidade e falar sobre realidade é uma coisa muito simples. Realidade é aquilo que é real.

Essa simplicidade não é fácil de vocês compreenderem, pois estão presos na teia da ilusão. A ilusão de que poderia estar fazendo uma outra coisa do que está fazendo, a ilusão de que poderia ter outra coisa de que tem, a ilusão de que alguma coisa possa acontecer na sua vida que ainda não aconteceu.

Isso tudo é ilusão... É o mundo dos sonhos,imaginação, fantasia. Por quê? Porque a realidade é o que tem, o que é e o que está fazendo.

Não adianta ficar preso a esse sonho, ficar preso nessa ilusão. É preciso vir para a realidade. Mas para que isso aconteça, é preciso que tenha fé, ou seja, confiança total em Deus. Aí você diz: 'que maravilha, tenho tudo o que preciso para ser feliz'.

Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa a todos que pedem a sua ajuda. (Capítulo 10 – versículo 12)

Abençoa a todos, mas não os satisfaz....

Como dizem as Escrituras Sagradas: aquele que pedir ajuda do Senhor, será salvo.

Mas como irão pedir, se não crêem Nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como poderá ser anunciada, se não for enviados mensageiros? (Capítulo 10 – versículo 13 a 15)

Isso já falamos no inicio do estudo de Krishna: toda vez que a verdadeira religião é ameaçada, Deus se torna humano. Não que Ele venha para a carne, mas manda seus mensageiros. Os mensageiros vem trazer uma mensagem e essa precisa ser escutada e transformada em ação.

Enquanto você usar a mensagem apenas como conhecimento técnico, de nada adianta.

As Escrituras Sagradas dizem: como é bonito ver os mensageiros trazendo boas noticias!

Porém nem todos aceitam a boa noticia do Evangelho. O próprio Isaías disse: Senhor, quem acreditou na vossa mensagem? Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. (Capítulo 10 – versículo 15 a 17)

A pergunta de Isaías continua viva até hoje: quem ouviu a mensagem de Cristo? Acho que muitos poucos porque o mundo até hoje procura felicidade no dinheiro e não em Cristo.

Mas eu pergunto: será que não ouviram a mensagem? Claro que ouviram. Como dizem as escrituras: a voz Dele se espalhou pelo mundo inteiro, as suas palavras alcançaram a Terra toda.

Pergunta ainda: será que o povo de Israel não soube disso? Moisés é o primeiro a responder: eu farei com que todos vocês fiquem com ciúmes de um povo que não é nação e com raiva de uma nação de gente sem juízo.

E Isaías teve a coragem de dizer: Deus foi achado por aqueles que não o procuravam e apareceu aos que perguntavam por Ele. (Capítulo 10 – versículo 18 a 20)

Aqueles que não tinham intenção. Quem O procura está motivado por uma intenção individual. Havendo intenção individual, não encontrar Deus jamais. Encontrará apenas o deus que ele imagina...

Mas, tem uma noticia muito importante neste texto: a sua mensagem se espalhará pelo mundo inteiro. Será que ninguém ouviu quando ele falou?

Bem ou mal, todos conhecem a vida de Cristo. Todos reconhecem que o Senhor se fez humilde para reinar. Mas, o que fizeram com essa mensagem? Buscaram a humildade, ou buscaram a prepotência cada vez maior? Ou buscaram o domínio sobre os outros cada vez maior?

É uma coisa para repensarmos. Repensarmos a nossa vida.

Nós já ouvimos a mensagem através dos milênios desde que Cristo esteve sobre a Terra. O que fizemos com essa mensagem?

Espero que algum dia alguém consiga me responder.

Mas, a respeito de Israel, Isaías disse: o dia inteiro Deus estendeu as mãos para receber o povo desobediente e rebelde. (Capítulo 10 – versículo 21)