Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

A sabedoria de Deus

Porém, para os que são espiritualmente maduros eu falo da sabedoria. (Capítulo 02 – versículo 06)

Vamos comparar um ser humano relacionando-se com Deus, seu Pai, e uma criança com o seu pai humanos? Quando você, pai ou mãe humano, não dá para o seu filho o que ele quer, ele faz? Chora, esperneia... E o que você, ser humano que se diz maduro, faz quando Deus não dá o que você quer? Chora e esperneia. Você é ou não uma criança imatura dentro do seu relacionamento com Deus?

Sabe, rezar para Deus pedindo que Ele acabe com o sofrimento ou injustiça que está vivendo não é a mesma coisa que faz uma criança que discute com a mãe porque acha que pode comer bala na hora do jantar?

Sei que Cristo disse que o reino do céu será das crianças, mas não estou falando em deixar de ser criança, mas de deixar de ser infantil. Para entrar no reino do céu você tem que ser criança no sentido de não ter conceitos sobre as coisas, mas não pode ser infantil no seu trato com Deus. Você precisa ser espiritualmente maduro, ou seja, ter uma relação madura com Deus.

É preciso acabar com a relação inconsequente que você vive hoje com o seu Pai: 'eu quero porque quero isso. Mas meu filho isso vai .... Não importa Deus, eu quero'!

Essa é uma relação infantil, inconsequente. Você não sabe o que pode lhe acontecer no futuro se Deus lhe atender neste momento... Ele sabe, por isso não lhe dá agora...

A humanidade está saindo da infância espiritual para a juventude espiritual e, por isso, precisa agir maduramente no seu relacionamento com Deus. Agir maduramente é saber que existe um Deus que toma conta de tudo isso; saber que ele é o Pai, é o dono da casa e que ninguém vai entrar na casa Dele e fazer o que quiser. Isso é ser maduro espiritualmente.

Ser infantil espiritualmente é achar que Deus fez tudo isso e entregou nas mãos dos seres humanos para eles governarem, para fazerem o que querem. Deus não criou o mundo para que vocês mudassem o que ele fez. Para fazerem o que querem, para tirarem o que querem de onde está e colocar onde quiserem.

Isso é infantilidade. É como uma criança que acha que pode fazer o que quer e não vê que quando consegue fazer foi porque o Pai lhe deixou. Sim, mesmo no mundo humano a criança só faz quando o pai a deixa fazer, pois quando ele vê que o que o filho quer fazer vai dar problema diz: 'olha filho, isso você não faz'.

Você vai deixar seu filho se debruçar na janela? Não vai, não é mesmo? Você acha que Deus vai deixar você se debruçar na janela, ou seja, expor-se ao perigo, se arriscar?

Quem não vê Deus como Causa Primaria de Todas as Coisas é infantil: é aquele que acha que Deus construiu tudo isso para você ser Deus.

Mas essa não é a sabedoria desse mundo nem daqueles que o governam com poder e que estão perdendo a sua autoridade. (Capítulo 02 – versículo 06)

Sim, a sabedoria de Deus não é a sabedoria desse mundo, não é a lógica com a qual os homens vivem esse mundo. Portanto, também não é a lógica dos governantes, materiais ou espirituais, desse mundo. Eles ainda acham que podem por sua única vontade interferir no mundo de Deus mudando o que Ele cria.

Essa é a sabedoria secreta de Deus escondida dos seres humanos a qual o próprio Deus já havia escolhido para a nossa gloria antes mesmo da criação do mundo. (Capítulo 02 – versículo 07)

O que quer dizer o que Paulo está ensinando? Que antes da criação do mundo Deus já havia escrito tudo o que está acontecendo hoje. Isso é o que chamamos de 'carma do planeta'.

Sim, tudo que existe, tudo que acontece hoje no planeta é fruto do carma dos espíritos que aqui estão encarnado. É fruto de suas ações em outras encarnações. Poderia ser diferente? Não. Se Deus escreveu isso antes das encarnações, como poderia ser diferente?

Mas, então Deus 'condenou' os espíritos antes deles fazerem? Não. Deus conhece a natureza íntima de seus filhos e sabe que as suas tendências lhes levaria por um determinado caminho. Por isso o caminho já está todo traçado antes da criação do mundo. É o que chamamos de 'Onisciência'.

Eu já disse aqui: Deus já sabe como serão as próximas cinco, seis, seis ou sete encarnações de cada ser universal. Isso porque Ele conhece cada filho como 'a palma da mão Dele'. Por conhecer cada um, sabe perfeitamente de ante-mão qual caminho cada ser vai trilhar.

Sabe, aquilo que para você é novidade, para Ele não é. Ele já sabia aquilo há muito tempo...

É isso que precisamos ter consciência para sermos maduros espiritualmente: ver Deus assim e não ver um Deus fraco, que seja igual a um ser humano que não sabe o que vai acontecer no próximo segundo.

Quem disse para que você vai voltar para casa hoje? Você acha que vai, mas será que vai? Você pode garantir e afirmar? Deus sabe... Mais, ele sabe daqui a cinco encarnações o que você vai fazer...

Isso é ser espiritualmente maduro: é lidar com Deus na sua Realidade e não criar e projetar um Deus e se relacionar com Ele infantilmente achando que Ele foi pego de surpresa com qualquer coisa.

Deus foi pego de surpresa por Hitler? Para vocês, sim... Ele estava inventando a câmara de gás e acho que Deus estava dormindo ou tinha ido ao cinema naquele dia e não pode fazer nada, não é mesmo? Antes da criação do planeta Deus já sabia que Hitler ia criar a câmara de gás, pois ela faz parte do carma do planeta.

Ser espiritualmente maduro é parar de valorizar as coisas humanamente falando. É parar de falar que existe acaso, que alguma coisa aconteceu por acaso ou porque uma pessoa queria que acontecesse daquele jeito... Isso são baboseiras de crianças infantis...

Sabe, no momento presente não existe um bilionésimo de uma partícula que esteja presente por acaso. Tudo está entrelaçado momento a momento, tudo está programado com cem por cento de perfeição...

Ver o mundo assim é ser maduro espiritualmente, é viver Deus na sua Realidade. Agora, quem vive infantilmente ainda fica esperando que o Pai vá lhe fazer uma surpresa hoje e lhe traga uma balinha para adoçar a sua boca...

Nenhum dos que agora governam o mundo conheceu essa sabedoria, pois se tivessem conhecido não teriam crucificado o Glorioso Senhor porém como dizem as Escrituras Sagradas: o que ninguém nunca viu ou ouviu e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, isso foi o que Deus preparou para aqueles que o amam.

Mas Deus revelou o seu segredo por meio do Seu Espírito. O Espírito Santo investiga tudo até mesmo os propósitos mais profundos e escondidos de Deus. (Capítulo 02 – versículos 08 a 10)

O espírito investiga tudo que acontece, mas o ser humano está sempre preso ao que percebe e acha que está acontecendo. O espírito maduro no seu relacionamento com Deus busca sempre ver a Causa Primária e não se apega às aparências...

Quanto ao ser humano somente o espírito que está nele é que conhece tudo sobre ele. (Capítulo 02 – versículo 11)

Sim, só o espírito conhece o ser humano. Ele próprio não pode se auto conhecer pois está iludido pelas razões que a mente cria sobre si mesmo....

Participante: somente o espírito que vivencia o ser humano pode conhecê-lo ou o ser humano pode conhecer o espírito?

Não o ser humano não tem consciência das coisas espirituais, por isso não pode saber nada do espírito que está nele...

Vamos tomar um exemplo técnico para entendermos: volitar. Você não sabe volitar, não é mesmo? Mas, o espírito que está em você sabe, pois já viveu fora da carne e lá volitou. Se você humano pode acessar o espírito que está em você, porque você não volita agora, já que ele sabe? Porque não acessa a memória espiritual e faz isso?

Então o espírito sabe, mas ao vir a carne o ser humano no qual ele se transforma não sabe. Só o espírito liberto da humanidade que o envolve pode saber as coisas universais, mas isso só acontecerá quando ele for um espírito são, ou seja, livre da humanidade que vivencia atualmente. Enquanto ele for humanizado, não saberá.

E quanto a Deus, somente o seu próprio espírito conhece tudo a respeito Dele. (Capítulo 02 – versículo 11)

Espírito de Deus: essa é interessante, não é mesmo? É o que já comentamos quando estudamos Krishna: existe o Deus ser, o emanado e a emanação de Deus, que é Ele mesmo...

Aqui Paulo fala do primeiro Deus...

Nós não temos recebido o espírito desse mundo, mas o Espírito mandado por Deus, que nos faz entender tudo que Deus nos tem dado.

Portanto falamos com palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não com palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vem do próprio Espírito de Deus e de fato nem pode entendê-los. Essas verdades são loucuras para ele porque o seu sentido só pode ser entendido de modo espiritual. (Capítulo 02 – versículos 12 a 14)

Só quando você compreender esse mundo pela espiritualidade vai entender o que estamos falando. Isso se chama 'espiritualismo'.

Enquanto você quiser viver uma vida com objetivos humanos guiando-se pelo que falamos ou pela mensagem do Cristo crucificado não vai conseguir, pois ninguém vai se entregar, humanamente falando, à sua crucificação.

Só quando você entender a mensagem do Cristo através da lógica espiritual (vida eterna do espírito) é que vai se entregar a Deus.

A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. Como dizem as Escrituras Sagradas: quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de dar-lhe conselhos, nós?

Porém temos na mente de Cristo. (Capítulo 02 – versículos 15 e 16)

A mensagem de hoje talvez tenha sido a mais forte que já falamos até hoje. Apesar de sempre termos falado a mesma coisa. Conforme vai passando o tempo e mais e mais ensinamentos vocês vão tendo, mais abertamente se pode falar.

É por isso que Paulo não pode falar naquela época tudo o que ele sabia. Até porque nem ele tinha palavras para falar naquela época, pois não existiam as palavras que hoje dispomos. Mesmo assim, em determinados momentos, faltaram palavras para dizer o que queria. E olha que nós nos comunicamos em português que é uma das línguas que mais palavras têm. Imaginem na língua daquele povo que era rudimentar.

Mas, a lição que todos os Mestres nos trouxeram é sempre essa: é preciso amadurecer espiritualmente. É preciso deixar de usar Deus como seu escravo para conseguir benefícios individuais. Essa é a mensagem louca a qual Paulo se refere: você não nasceu para se satisfazer, não nasceu para reinar; para governar, para mandar, para fazer. Você nasceu, como Cristo, para servir ao próximo passando por seus momentos de crucificação, para que dessa forma de viver, aconteça a sua ressurreição e o seu renascimento.

Qualquer compreensão sobre a mensagem de Cristo fora essa é coisa deste mundo, é lógica e sabedoria deste mundo, que, aliás, jamais conseguirá explicar nada. Quanto mais vocês tentam entender esse mundo pela sabedoria humana, menos conseguem entender da vida. Isso porque jamais vão compreender o grande dom da vida pela lógica humana.

O dom da vida é a encarnação. A oportunidade de estar na carne só será compreendida quando se compreender perfeitamente o ensinamento de Cristo, quando a vida e o sentido dela for louvar a Deus e não se louvar, não ganhar individualmente.

No final do estudo do Bhagavad Guita disse que nós tínhamos que ser igual aos evangélicos. É isso mesmo... Precisamos sempre louvar a Deus, a vida que não é levada em louvação ao Deus Eterno e ao Nosso Senhor Jesus Cristo e a todos os mestres é uma vida infrutífera. É uma vida sem razão de existir.

Como Cristo ensinou, tudo aquilo que não houver sido plantado pelo meu Pai será retirado e jogado fora.

Com as graças de Deus.