Escolha das provas

A primeira vez

262 – Como pode o Espírito, que, em sua origem, é simples, ignorante e carecido de experiência, escolher uma existência com conhecimento de causa e ser responsável por essa escolha? Deus lhe supre a inexperiência, lhe traçando o caminho que deve seguir, como fazeis com a criancinha. Deixa-o, porém, pouco a pouco, à medida que o seu livre-arbítrio se desenvolve, senhor de proceder à escolha e só então é que muitas vezes lhe acontece extraviar-se, tomando o mau caminho, por desatender os conselhos dos bons Espíritos. A isso é que se pode chamar a queda do homem.

Essa pergunta vocês me fizeram muitas vezes: na primeira encarnação o espírito já tinha carma? Minha resposta sempre foi não. Deus criou as provas e ajudou o espírito, mas o deixou com o livre arbítrio. Aí ele errou a primeira vez, individualizou alguns sentimentos. Neste momento começou o carma.

Portanto, aí está respondida a questão da primeira vez que um espírito encarna: a primeira encarnação num mundo de provas e expiações e totalmente dirigida por Deus, mas o espírito com o seu segundo livre arbítrio pode sucumbir ou não à excitação dos sentidos.