A verdadeira fé - Cata aos Colossenses

A pessoa e a missão de Cristo

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12

Cristo é a revelação visível do Deus invisível. (Capítulo 01 – versículo 15)

Olhem que interessante: Deus é invisível para nós... Invisível para nós não quer dizer apenas que Ele não pode ser visto: quer dizer que Deus é inconcebível para o ser humano.

NOTA: Sobre este assunto a resposta do Espírito da Verdade à pergunta 14 de O Livro dos Espíritos é bem explícita. Ela diz: 'Deus existe; disso não podeis duvidar e é o essencial. Crede-me, não vades além disso. Não vos percais num labirinto donde não lograreis sair'.

O ser humano não pode conceber Deus porque tudo que ele usar para concebê-Lo será o ego que afirmará. Como a personalidade transitória só reconhece o que é deste mundo, como dizer como é o que não pertence a este mundo? Tudo o que o ego disser, ou seja, tudo o que cada ser humano souber sobre Deus não será verdade...

Portanto, Deus é inconcebível, mas Cristo não é. Você tem a capacidade de conhecer Cristo. Como? Através dos ensinamentos que ele deixou...

Você pode conhecer Cristo através da vida que ele viveu, dos exemplos que deixou, dos ensinamentos que proferiu. Por estas coisas você consegue conceber uma forma de viver que foi a mesma que Jesus Cristo teve. E, se ele é o caminho que leva a Deus, esta concepção é importante...

Agora, se você quiser ficar concebendo Deus, ou seja, querendo saber quem é Ele, como Ele é, como age, não chega a lugar nenhum. Isso porque a resposta esta busca lhe fará criar um Deus seu, um Deus individual, um Deus formado pelas verdades que o seu ego possui.

Quando seu ego lhe diz para buscar Deus para resolver um problema seu, ele não está lhe querendo aproximar do Senhor, mas testar o seu apego ao prazer e a dor que tal atitude pode trazer. Se o que espera não acontecer, ele lhe dará o sofrimento para ver se você se apega a ele; se conseguir, lhe dará o prazer para ver se você vibra dentro da satisfação de ter ganho...

O ego jamais vai lhe levar a Deus: ele só cria condições para testar o seu apego ao prazer ou a dor... Se acredita tanto num quanto noutro, o ego ganha. Ele não perde jamais, a não ser que você se liberte da escravidão a ele.

É isso que precisamos compreender: se não nos libertarmos da escravidão do ego, só estaremos dando de comer a ele...

O que é dar de comer ao ego?

Participante: o senhor já falou disso... Alimentá-lo é apegar-se ao prazer e a dor que surgem quando ele diz que algo é positivo ou negativo.

Isso...

Participante: O que é o meu ego? Eu acho que ele é como se fosse uma pastinha de arquivo que Deus colocou em mim mesma, o Espírito.

Não, Deus colocou não: você colocou...

Participante: Pelo que o senhor diz eu não coloquei... Eu escolhi as coisas, mas foi Deus quem as colocou...

Isso, nesse ponto você está certo. Mas, o que tem dentro dessa pastinha?

Participante: É o que eu tenho que vencer.

São as suas verdades. Cada vez que você tem prazer ou dor, reforça as suas verdades. Isso é alimentar o ego...

Quando você alimenta o ego? Quando, ao sentir prazer de ter conquistado algo diz: viu como eu estava certa? Ou quando ao sentir dor diz: ninguém me compreende, ninguém sabe o que eu sei. Tanto faz uma ou outra posição você está alimentando o ego, ou seja, está reforçando as suas verdades .

 

 

Ele é o primeiro Filho superior a todas as coisas criadas. (Capítulo 01 – versículo 15)

Deixe-me dizer uma coisa: Cristo não é o filho único de Deus. Se assim fosse, eu e você seríamos o que? Filhos de chocadeira? Eu sou filho de Deus, sou irmão de Cristo e por isso ele não pode ser o filho único de Deus...

Cristo é chamado assim na Bíblia porque é o espírito mais elevado desse sistema solar, é o que está mais perto de Deus. Ele é, digamos assim, o primeiro filho de Deus deste sistema solar, o mais velho...

Ele não é o primeiro por ser melhor ou por ter nascido antes. Ele é considerado assim porque está mais perto de Deus, tem mais ascensão moral. Só por isso.

Agora, repare que eu falei neste sistema solar. Cristo não é o espírito mais elevado do Universo não. Ele é o primeiro frente a nós que moralmente estamos abaixo dele, mas no Universo existem espíritos moralmente iguais ou superiores a ele.

 

 

Por que por meio Dele Deus criou tudo no céu e na terra, o que se vê e o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. (Capítulo 01 – versículo 16)

Olha que interessante o que Paulo nos diz: todo o poder e todas as coisas do planeta Terra, foram construídas por Deus através do Cristo.

Participante: Explique, por favor.

Como João disse, antes do mundo existir ele já existia. Ele já era Governador Geral muito antes de começarem as encarnações nesse planeta. Portanto, tudo que a Bíblia conta que Deus fez, foram feitas através dele.

Participante: o que quer dizer ter sido feita através de Cristo?

Com a ação de Cristo.

Participante: Deus deu aval para ele criar?

Não, Deus deu o comando faça-se e Cristo fez. Aliás. É a mesma coisa com vocês: manda você dar um tapa em alguém através de um faça-se e você faz.

Mas, isso é apenas um detalhe do texto. Existe uma coisa mais importante que isso. Paulo diz: Deus criou inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades através de Cristo. Então, todo poder espiritual é de Cristo. Todos que dizem ter poder espiritual não têm: só Cristo o tem. O poder espiritual não é do Papa do padre ou de qualquer um, é só de Cristo.

Mas, o que quer dizer isso na prática? Que só Cristo tem condição de julgar algo ou alguém. O padre, o papa, o pastor ou qualquer outro que diga possuir poder espiritual sobre as pessoas não tem condição de julgar ninguém e de fazer acusação nenhuma. Quando estes chamam alguém de pecador, estão usurpando o poder de Cristo. Por isso o mestre os chama de professores da lei.

Portanto, segundo Paulo, os clérigos do cristianismo não têm poder espiritual para acusarem alguém de nada. Eles não poderiam criticar e acusar quem busca a separação conjugal, quem não presta a caridade material, quem não cumpre os mandamentos, etc. O único que poderia falar alguma coisa é Cristo. Mas, será que ele falaria alguma coisa contra estas ações?

Ora, se Paulo nos diz que as coisas são feitas através de Cristo, a separação, a não caridade e a quebra dos mandamentos são feitas através dele. Se você pretende realizar a separação conjugal o padre diz que não pode fazer isso. Diz que o que Deus uniu nunca se separa, afirma que irá tornar-se numa adultera, etc. Mas, frente ao que Paulo diz, eu afirmo: o padre não tem poder moral para isso, pois o apóstolo do cristianismo afirma que todo poder espiritual é de Cristo e tudo que se faz é através dele.

Para nós que não somos clérigos também fica uma grande mensagem de Paulo: nós temos que abrir mão de todo pretenso poder espiritual de julgar ou ensinar alguma coisa a alguém. Devemos apenas servir a Deus e deixar que Cristo aja criando o que o Pai diz faça-se...

Participante: então se quisermos chegar a Deus, é somente através de Cristo?

Sim e não.

Ninguém chega a Deus rezando para Cristo, mas vivendo como ele viveu. 'Eu sou o Caminho a Verdade e a Luz, ninguém chega a Deus a não ser através de mim'. Por isso de nada adianta puxar o saco dele, ou seja, rezar para ele, dizer que o reconhece como salvador, etc. Isso não leva a lugar nenhum. O que você precisa é viver como Cristo viveu, ou seja, precisa viver a sua existência submetido aos desígnios de Deus em estreita união amorosa. É passar pelas suas situações negativas sem sofrimento.

Participante: qual é o valor de confessar e comungar na hora da missa?

Fazer fofoca com o padre da sua vida.

Participante: mas, não é um ritual e em matéria de ritual cada um escolhe o seu?

Concordo plenamente, por isso não disse que fazer estas coisas é errado...

O que você me perguntou era qual o valor desta atitude. Por isso respondi que o valor único disso é fazer fofoca com o padre. Gostando do ritual, participe dele, mas não acredite que ele possui nenhum valor a mais do que esse no sentido da elevação espiritual.

Rituais são só rituais e nada influem na elevação espiritual. Qual o valor de juntar as mãos e falar um monte de palavras sem tirar a oração do coração? Nenhum. O ritual precisa ser acompanhado de um sentimento para poder ter valor.

Participante: não é fácil assimilar logicamente a partícula Divina de vida que Jesus vive em plenitude. É preciso assimilar pelo coração espiritual...

Deixe-me dizer algo. Não é que seja difícil assimilar logicamente a forma de vida que Cristo viveu: é impossível... Isso porque toda lógica que conhece é dada pelo seu ego e esta sempre pretende que você fique preso no prazer e na dor. Sendo assim, se quiser raciocinar o que estou falando, vai ficar preso no ego...

Agora, como você disse, quando a lógica for do coração e quando a ação for simplesmente amar em vez de qualquer outra, ai vai compreender as coisas como Cristo compreendia. Sei que vocês não concebem como fazer isso, mas compreender pelo coração é fundamental para quem busca a elevação espiritual.

Mas, voltando ao texto de Paulo, ele nos diz que além do poder espiritual, o poder das autoridades e dos governantes também é de Cristo. Isso é importantíssimo compreender num momento como o de agora, quando vocês vão ter eleições. Quem vai ganhar a eleição? Quem Cristo colocar lá, quem Deus colocar no governo através de Cristo. O seu voto é apenas uma representação para colocar quem Deus quer.

Além do mais, se o poder do governante emana de Deus, quem é você para falar contra ele? Saiba de uma coisa: cada país tem o governante que merece, ou seja, o governante que você recebe é seu carma, é carma do povo daquele país.

Portanto, mais do que votar consciente nessa eleição, é importante viver consciente da Realidade Real. Viver ligado em Deus, viver para promover a sua reforma intima, viver para amar o próximo como a si mesmo. Será isso que determinará o vencedor das próximas eleições e não o seu voto... Quando você vive para o individualismo, vive para se satisfazer, está votando num governante igual para você. Isso porque aquele governante é o seu carma, é o seu merecimento, é o que você plantou.

Portanto, ao invés de se preocupar com o homem em que você vai votar na eleição, preocupe-se em mudar-se. Só aí pode ser que você eleja o governante que vai fazer alguma coisa.

 

 

Por meio Dele e para Ele, Deus criou todo o Universo, Cristo já existia antes de tudo e em união com Ele todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia. (Capítulo 01 – versículos 16 e 17)

Olha só: em união com Cristo todas as coisas são conservadas em harmonia. O que quer dizer isso? Quer dizer que para que você viva a vida que quer, uma vida harmônica com o Universo, é necessário não mudar as coisas, mas que esteja ligado em Cristo.

Deixe-me dizer uma coisa. A lei diz que não se deve matar, mas não é por causa disso que os assassinatos acabaram... Se você estiver unido à lei, ou seja, esperar que ninguém mate, se desarmonizará quando isso acontecer, mas se estiver em união com Cristo não se desarmonizará quando o inevitável assassinato acontecer...

É o que sempre digo: o novo mundo vai ser igual a esse. Vão continuar ocorrendo os mesmos acontecimentos desse mundo. O que o diferenciará deste é que os espíritos encarnados não vão mais viver desarmonizado com as coisas que estão acontecendo porque estarão ligados com Deus através de Cristo.

 

 

Ele é a cabeça do corpo, a igreja. (Capítulo 1 – versículo 18)

Igreja neste caso é a religiosidade, não a Igreja Católica. Cristo é a cabeça do corpo que se chama religiosidade, ou seja, é a forma como deve se compreender o mundo quando se busca a religação com Deus.

 

 

Ele é a origem da vida do corpo. (Capítulo 1 – versículo 18)

Ele é a origem da religiosidade.

É o primeiro Filho, foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em todas as coisas, porque é pela própria vontade de Deus que o Filho tenha em si mesmo a natureza completa do Pai. (Capítulo 1 – versículo 18 e 19)

Paulo fala que Cristo foi o primeiro a ser ressuscitado, mas segundo o budismo, Buda atingiu o Nirvana quinhentos anos antes dele. Como é que se explica isso? Como é que Buda atingiu a elevação espiritual, mas Cristo foi o primeiro a ser ressuscitado?

Participante: se Cristo é o único isso quer dizer que os outros não conseguiram também chegar a um ponto de elevação ao nível do Cristo.

Sim, eles não chegaram. Deixe-me falar sobre isso.

Apesar dos mestres serem muito evoluídos, Cristo é o primeiro. São detalhes que nós precisamos começar a compreender porque se não compreendermos o detalhe do assunto criaremos ídolos.

Participante: Chico Xavier foi um Espírito Elevado?

Sim, foi um espírito elevado. Mas, apesar disso quando chegou lá em cima perguntou logo onde estava o seu boné, pois tinha vergonha da sua careca. Portanto, ele é um espírito elevado, mas como já disse, nem ele e nenhum espírito que até hoje veio à carne alcançaram o patamar moral de Cristo. Todos os mestres que vieram em nome de Deus são missionários, não são o Governador Geral do sistema solar.

Buda atingiu o Nirvana, não o Universo. Ou seja, ele atingiu um mundo imaginário dele e este mundo ainda é ação do ego. O que ele fez foi a mesma coisa que um espírita faz quando sai da carne e vai para a cidade espiritual. Este ser ainda está preso em materialidades, pois está ligado a formas.

Participante: tenho uma dúvida... Tem uma passagem na Bíblia que Jesus diz para os profetas que se eles tivessem fé eles poderiam fazer aquelas obras que ele fez e ainda mais. Não sei... Algumas pessoas já me disseram que isso não existe na Bíblia... Enfim, a resposta de Jesus foi de que se eles tivessem fé realmente fariam aquelas obras que Cristo fez e ainda mais?

Sim. Este trecho existe e esta é a resposta de Cristo.

Cristo fala isso porque sabe que ele é o mais perfeito deste sistema solar, mas reconhece que não o é entre todos os habitantes do Universo. Universalmente falando, ele sabe que pode ser suplantado.

Qual o instrumento que um ser precisa usar para suplantar moralmente outro? A fé... Mas, o que é fé? É a entrega total... Enquanto você precisar, por exemplo, de um boné, expressa que não tem confiança total.

É isso que estou querendo dizer neste comentário. Os mestres, os espíritos evoluídos, já se entregam a Deus, mas essa entrega ainda está subordinada ao que eles querem, no céu que eles querem chegar. Cristo nunca quis nada, por isso passou pelas situações que passou e os outros não. Digamos assim: Cristo é o rei e os outros foram príncipes.

Mas, me permitam apenas acrescentar uma coisa: não estou falando mal de Chico Xavier, que teve uma encarnação muito boa para a humanidade, nem de qualquer outro mestre. O que estou fazendo é colocando os pingos nos is, ou seja, tentando evitar que criemos outros ídolos que não Deus.

Já ouvi encarnados dizerem que o espiritismo tem o seu primeiro santo: São Francisco Cândido Xavier. Se alguém falar isso dele, com certeza ele voltará para assombrar quem está falando, pois ele nunca procurou glória individual. Ele sempre procurou a glória coletiva. Dizer que Chico Xavier vai virar santo do espiritismo é arruinar a encarnação desse espírito.

Outra coisa: Chico Xavier nunca foi reencarnação de Kardec. E mesmo que fosse isso não daria santidade alguma a Chico. Isso porque Kardec nunca foi santo. Ele foi o codificador da doutrina espírita, mas daí dizer-se que ele era um santo são coisas completamente diferentes. Kardec foi um burocrata, um escrivão da doutrina e não um santo, pois nunca colocou em pratica aquilo que escreveu...

Falando nisso, outro dia falei aqui que tem espírita que vai chorar no tumulo do pai. Aproveitando que estamos falando de Kardec pergunto: vocês já viram o tumulo dele? Os espíritas vão lá colocar flor... Todos os anos, no dia da morte de Kardec, eles vão colocar flor no tumulo e se dizem espíritas... Isso é meio que gozação, não é não?

Portanto, volto a repetir: não estou falando mal de nenhum mestre, mas nós precisamos começar a entender as coisas para não criar ídolos e em nome desta idolatria agir diferente daquilo que se diz acreditar. Por exemplo: para quem é espírita a matéria não deve ter valor algum, não?

 

 

Por tanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para Si Mesmo. Ele fez a Paz através da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para Si Mesmo todas as coisas, tanto na Terra como no céu. (Capítulo 1 – versículo 20)

Olha como essa frase de Paulo aparentemente é estranha: Deus trouxe o Universo para Si através da crucificação do filho Dele. Vamos explicá-la...

Quando você, ser humanizado, olha com os seus olhos um acontecimento, está levando o Universo para quem? Quando você olha um acontecimento com os seus olhos e dá valores a ele através da sua lógica, das suas verdades, está levando esse acontecimento para quem? Para você mesmo, não?

Sendo assim, quando Paulo diz que Deus trouxe o Universo para Si mesmo através de Jesus Cristo, quer dizer que através desta existência carnal ele trouxe os acontecimentos do mundo para a Sua lógica, para as Suas verdades. Mas, para que isso acontecesse, seria lógico que compreendêssemos que Deus gerou todas as situações da existência Jesus Cristo. É claro: se Ele se aproveitou de uma vida para mostrar a sua lógica, é óbvio que Ele precisou construir essa vida...

Sendo assim, não podemos acreditar que foram os romanos que prenderam Jesus Cristo; não podemos afirmar que foram os judeus que trocaram o mestre por Barrabás; não podemos dizer que foram os romanos que bateram nele e o matou. Tudo isso foi feito por Deus.

Aí está o grande ensinamento de Paulo: quando você devolve a Causa Primaria a Deus, ou seja, consegue ver Deus fazendo tudo acontecer, devolve o Universo a quem pertence de direito. Mas, enquanto não usar Deus como Causa Primária, vai ver em tudo a ação do ser humanizado e com isso dará o Universo a um dono ilegítimo.

Participante: a gente vai estudando e aprendendo. O simples fato de desejarmos a elevação nos leva ao conhecimento da verdade, não é assim?

Não: o simples fato de conhecer e de querer se elevar, lhe leva a um padrão de elevação e não a um conhecimento da verdade.

Quando você afirma querer a elevação, desenha um padrão do que seja elevar-se, ou seja, diz assim: 'eu vou me elevar quando fizer isso', ‘vou me elevar quando fizer aquilo', 'vou me elevar quando fizer aquilo outro'. Acreditar nisso não é conhecer a verdade, mas estabelecer um padrão que você acredita ser o certo. Mas, será que os seus padrões são certos? Acho que não, pois a elevação espiritual ocorre com o final de todos os padrões. Portanto, ela não pode ser atingida através de um padrão.

Participante: se não estivéssemos procurando, não teríamos o encontrado...

Desculpa, mas ninguém me encontrou porque estava procurando alguma coisa. Todos me encontraram porque era a minha missão falar para vocês, porque estava escrito no livro da vida de vocês antes do nascimento que nós nos encontraríamos nessa época. E, por causa deste pré-escrito Deus nos fez nos encontrar. Não importa se você estava procurando ou não.

Na verdade, não foi você quem me encontrou e não fui eu que te encontrei: nós nos encontramos na hora certa pré-ajustada, no horário marcado e fomos guiados a este encontro por Deus. Portanto, não foi a sua busca que lhe trouxe aqui: foi o seu planejamento de encarnação antes da existência carnal e você foi guiado por Deus para chegar aqui neste momento que estava pré-acertado.

Participante: o que quis dizer é que os nossos conceitos foram reformulados com os estudos que fizemos aqui...

Deixe-me dizer-lhe algo: não adianta nada você reformular conceito, pois isso é formar um conceito novo enquanto que a elevação espiritual se caracteriza pelo fim conceitos. Alcançar a elevação espiritual não é achar bonito o que achava feio, mas não ter mais opiniões sobre aquilo...

Participante: Mas é um começo, não? Nós começamos reformulando os conceitos para depois chegar à fase de não ter nenhum conceito. Acho que o criar conceitos novos faz parte do caminho.

Sim, faz parte do caminho, faz parte do caminho da elevação, mas não é ela. Dizer que trocar conceitos é fazer a reforma intima é enganar-se. Quem se engana dizendo que realizou algo para neste momento de buscar mudanças. Com isso, dirá que está certo achar bonito o que antes achava feio; dirá que por causa disso já conseguiu fazer o que tinha para fazer... Não conseguiu nada.

Participante: eu quis dizer que é um caminho...

Sim, é um caminho, mas que precisa um dia ser descartado. É igual a história do barco que comentamos outro dia.

Nota: O amigo espiritual refere-se a um ensinamento budista que diz que os ensinamentos são como barcos que nos levam do porto da ignorância para a sabedoria. Só que quando esta travessia acaba é preciso descer do barco, ou seja, esquecer o ensinamento, para poder ser um sábio, um habitante do porto da sabedoria.

De nada adianta você ficar passeando no barquinho de um lado para o outro. É preciso descer dele, ou seja, é preciso descer dos conceitos novos que você fez.

Participante: como o senhor interpreta a frase: quando o discípulo está pronto o mestre aparece.

Quando chega a hora do discípulo, o mestre aparece. Só que esta hora não depende dos esforços desta vida, mas é predeterminada antes da encarnação.

Participante: ela é predeterminada como um dos caminhos e você pode nunca ir por esse caminho. É isso?

Dentro do que venho falando, sua verdade está perfeita. Mas, se você nunca for por um caminho que o leve a chegar ao mestre, nunca chegará. Sendo assim, este momento nunca existirá. Agora, se existir, é porque já foi predeterminada.

Participante: Ou seja, se chegou é porque você seguiu o caminho que levou ao acontecimento daquele momento.

Isso... Agora a frase é verdadeira: quando você se escolhe para Deus, o Pai escolhe você.

Portanto, é preciso se escolher para Deus, ou seja, tomar determinados caminhos na sua vida. No momento que faz isso vai aparecer sempre alguém para lhe ajudar nessa caminhada. Eu diria que você é um exemplo disso: já rodou mais do que pião atrás de Deus e acabou parando aqui com a graça de Deus.

Participante: isso quer dizer que se ela tivesse sido uma cabeça dura na vida, não teria encontrado com você no caminho na hora marcada. Ela estaria lá atrás ainda.

Dentro do que estamos falando, sua frase é verdadeira. Mas, deixe-me lhe dizer uma coisa...

No livro da vida de cada um existem pontos convexos, ou seja, existem acontecimentos que obrigatoriamente você vai passar. Não importa que caminho tome vai chegar naquele ponto. Eu diria que todos os caminhos pré-determinados da vida passam por aquele ponto.

No caso desta moça é isso. Estou falando do caso especifico dela. Ela acabou vindo para cá porque tinha obrigatoriamente que passar por aqui; tinha que me agüentar, coitada...

Antes vocês estavam longe de Deus e eram inimigos Dele por causa das coisas más que faziam e pensavam. (Capítulo 1 – versículo 21)

Coisas más é o individualismo de cada um: só isso.

Mas agora, por meio da morte do Seu Filho, Deus fez de vocês seus amigos para trazê-los à sua presença dedicados a Ele sem mancha e sem culpa. É claro que vocês devem continuar fiéis sobre um alicerce firme e seguro não se afastando da esperança que receberam quando ouviram a boa noticia do Evangelho. (Capítulo 1 – versículo 21 a 23)

Esse é o alicerce da vida para quem busca a elevação espiritual: a esperança da ressurreição. Enquanto o alicerce da vida, ou seja, a sustentação da vida de alguém que diz que quer alcançar a elevação espiritual for qualquer outra coisa que não a esperança da próxima vida o seu intento naufragará...

Só a certeza de que essa vida é um cursinho preparatório para a outra pode lhe fazer viver como espírito. Só com a esperança de um novo porvir completamente diferente pode lhe levar a se afastar das tentações materiais.

 

 

Foi dessa boa noticia que eu Paulo me tornei servo e é essa mesma que tenho anunciado em todo mundo. (Capítulo 1 – versículo 23)

Paulo, o apostolo sobre o qual se fundou o Cristianismo diz que a vida dele, os seus ensinamentos e a sua missão estão baseados na noticia de que há uma outra vida e que, portanto, os seres humanizados não devem se preocupar com essa vida.

Essa é a base do Cristianismo. Cristão é aquele que vive para outra vida, que utiliza essa vida como preparatório para a felicidade incondicional.