Imperfeições do ser - Textos

A percepção do vício

Pergunta: desculpe, mas perdi o início da conversa. O senhor falou alguma coisa no tocante a termos que perceber o vício que vivemos?

Sim, eu disse que é preciso perceber a presença de um vício.

Se você está desempregado e tem um pensamento que diz que o normal é que todos tenham emprego, constate que isso é essa afirmação é um vício e não uma regra. Ou seja, que ter trabalho não é regra, mas dependência para ser feliz.

Quem é viciado em ter trabalho, vai sofrer quando não tiver e ansiará em ter um. Enquanto não o tiver, ou seja, enquanto não tiver seu vício satisfeito, não conseguirá ser feliz. Portanto, é preciso que você, que diz querer alcançar a perfeição, entenda que a busca de trabalho que a mente cria e a necessidade de encontrar um emprego não é real, mas uma ação viciada no egoísmo que a mente está criando...

Libertar-se do vício é reconhecer que nada é necessário, obrigatório ou tem que ser de determinada forma. Sempre que estas condições existirem num pensamento ali há um vício do qual precisa se libertar para poder viver a felicidade pura e eterna.