Em busca da felicidade - Textos - Parte I-Técnica

A opinião sobre o aqui e agora

Primeira coisa a se retirar do presente? Os conceitos formados no passado. Segunda? As estórias que a vida cria como origem do presente. Terceira? As perspectivas futuras do agora. Já falamos das três. Agora, vamos falar da quarta coisa que precisa ser retirada do presente para se viver o aqui e agora: o que a mente acha do presente.

Algumas pessoas acham que estão aqui agora para ouvir uma palestra. Quem disse isso? Quem disse que a finalidade de estar aqui agora é ouvir a palestra? Você não pode afirmar isso, porque o que faz, não é você quem faz.

Participante: É Deus quem faz.

Eu já pedi para não meter Deus no meio destas conversas.

Não é você quem faz as coisas que acontecem, mas a vida é que acontece dessa forma. Vocês, por exemplo, pensam que estão me ouvindo neste momento, mas esse ouvir não é uma ação que fazem durante a vida: é a própria vida.

Ouvir é uma atividade física. Portanto, é executada pela vida, é a própria vida. A vida de vocês neste momento é me ouvir; não são vocês que estão praticando esta ação.

Participante: O senhor está complicando as coisas.

Sei que estou, mas esta é a realidade.

Você não pode garantir que vai me ouvir neste momento porque não é você que pratica esta ação. Nesse exato segundo sua mente pode ir longe em pensamentos e você não vai me ouvir. Por isso, não viva como real a ideia de que veio aqui para me ouvir.

Se sua mente começar a elucubrar sobre outros assuntos neste momento, você não vai me ouvir. Se estiver adormecido, ou seja, desatento à mente, quando ela voltar para o aqui e agora vai aceitar a culpa de não ter ouvido o que disse.

Portanto, não viva a ideia de estar aqui para me ouvir. O seu presente não é uma atividade física, mas mental, ou seja, não é um tempo onde você age fisicamente, mas onde a mente cria ideias, concepções, consciências. Por isso, tudo o que ela acha do presente, tudo o que imagina estar acontecendo, tem que ser isolado do aqui e agora, para que você o viva.