BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

A missão dos doze apóstolos

Jesus enviou esses doze homens, dando-lhes a seguinte ordem: Não vão aos lugares onde vivem os não judeus, nem entrem nas cidades dos samaritanos. Pelo contrário, procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem isto: “O Reino do Céu está perto.” (Mateus 10, 5 a 7)

Vamos parar um pouco aqui e ver o que Cristo diz: ‘não vão onde não estão os não judeus e não vão a Samaria’. Por que disse isso?

Participante: porque esses seguiam o judaísmo, ou seja, já estavam seguindo a ordem.

Que ordem?

Participante: mosaica, seguindo os dez mandamentos

Não. Esse é um grande detalhe e precisamos nos ater a ele.

Está se falando em missão, em levar ensinamento, em conversar, em ajudar as pessoas. Cristo diz bem claro para aqueles que estava orientando a cumprir missões: no vão aos não judeus e nem a Samaria.

A Samaria, só para encurtarmos a conversa, era inimiga dos Judeus. O povo da Samaria era um povo inimigo dos judeus. A orientação de não ir a esse povo, então, é de fácil compreensão, mas porque não ir aos não judeus? Será que esses não

Judeus não merecem receber o ensinamento do mestre? Será que os não judeus não merecem ter a oportunidade de alcançar a elevação espiritual e serem felizes?

Participante: acho que merecem.

Merecem sim. Então, porque Cristo diz para não levar a mensagem a eles?

Participante: não sei.

Porque eles já têm seu próprio caminho.

Participante: os nãos judeus?

Sim. Os nãos judeus tinham as suas próprias religiões, tinham os seus próprios caminhos.

Existe uma coisa que os cristãos se enchem de soberba para falar: só o Cristo é a salvação. Isso é mentira! Todo caminho que é traçado seguindo o ensinamento dos mestres, leva a Deus. Não importa se são ensinamentos de Buda, Maomé ou Krishna. Todos os ensinamentos dos mestre compõem um caminho que leva a Deus.

É por isso que não se deve levar a mensagem cristã aos não cristãos. Quem faz isso não está amando nem ajudando, mas querendo impingir a quem não é cristão, o caminho cristão.

Participante: mas, eles não estavam impingindo os ensinamentos cristãos aos judeus?

Não, porque os judeus seguiam o mesmo caminho de Cristo. Os ensinamentos de Cristo nada mais são do que um complemento aos dos profetas, pois Cristo veio como um sucessor de Moises.

Participante: mas, os Judeus não veem assim.

Sim. Hoje não veem, mas os judeus daquela época viam assim.

Naquela época Jesus Cristo era um profeta, um rabino do povo judaico. Só muito depois houve a separação dos dois ensinamentos, mas naquela época ele era tido como um profeta do povo judaico, um rabino.

A mensagem desse trecho, então, nos leva a que compreensão? Que aquele que percorre o caminho da bem aventurança não deve forçar ninguém a acreditar no que acredita. É isso.

Continue para continuarmos a ver a missão dos doze apóstolos.