A lei e a fé - Carta aos romanos

A lei e o pecado

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1

Então, o que vamos dizer? Que a própria Lei é pecado? Claro que não! Mas foi a Lei que me fez saber o que é o pecado. (Capítulo 07 – versículo 07)

Porque é a lei que me diz o que é certo e errado. A lei não é o errado, mas um instrumento que determina o que é certo e errado. Portanto, ela cria o pecado.

A lei não é o pecado, mas ela o cria. Ela cria o individualismo e o prazer...

Porque eu não saberia o que é a cobiça se a Lei não tivesse dito: “Não cobice”. (Capítulo 07 – versículo 07)

Este texto está bem claro: eu não saberia o que é a cobiça se a lei não me tivesse dito. Vocês não saberiam o que é roupa amassada se a lei não dissesse que não pode usar roupa amassada.

Não adianta queremos vencer o julgamento sem que antes acabemos com as leis em nossas vidas. Enquanto houver lei, os seres humanizados vão julgar, pois a lei os obriga a julgar. A lei os obriga a dizer que isso está errado e aquilo está certo.

Porém o pecado se aproveitou dessa Lei para despertar em mim todo tipo de cobiça. Porque o pecado, separado da Lei, é uma coisa morta. (Capítulo 07 – versículo 08)

Não existe individualismo sem lei...

Pois houve tempo em que eu desconhecia a Lei e estava vivo. Mas, quando vim a conhecer o mandamento, o pecado começou a viver, e eu morri. (Capítulo 07 – versículo 09 a 10)

Enquanto não havia a lei você não cobiçava, ou melhor, não sabia que cobiçar era errado. Por isso, cobiçava e achava uma coisa normal.

É a história da criança. Ela não vive por leis e, por isso, acha tudo certo. Só quando você ensina a criança que aquilo está errado é que ela aprende o certo e o errado.

Eu digo assim: sabe quando alguém erra? Quando você diz a ele que está errado... Na verdade é você que cria o certo e o errado nos outros, pois é você que aplica a lei. Certo e errado são criados por aqueles que aplicam a lei.

E, no meu caso, o mandamento que devia dar a vida trouxe morte. Porque o pecado se aproveitou do mandamento e me enganou e, por meio do mandamento, o pecado me matou.

A própria Lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom. Então será que o que é bom me levou à morte? De jeito nenhum! Foi o pecado que fez isso. (Capítulo 07 – versículo 10 a 13)

A vontade de se satisfazer...

Pois o pecado, usando o que é bom, me trouxe a morte para que a própria natureza do pecado fosse revelada. E assim, por meio do mandamento, o pecado se tornou mais terrível ainda. (Capítulo 07 – versículo 13)

Quando você não sabe que é proibido cobiçar, quando cobiça, faz sem maldade, sem buscar lucro espiritual, sem busca do prazer. Mas, quanto tem a lei e faz, já cobiça com maldade, querendo afrontar à lei. Está sempre buscando a sua felicidade acima de qualquer coisa.