Imperfeições do ser - Textos

A harmonia e a felicidade

Estamos conversando agora sobre a harmonia com o Universo, mas anteriormente já falamos sobre a busca da felicidade. Como felicidade e harmonia são sinônimos, muitos de vocês podem estar pensando que vamos repetir o mesmo estudo anterior, mas isso não é real.

Quando fizemos o estudo sobre a felicidade, me recordo que abordamos acontecimentos da vida. Por exemplo, em determinado momento lá vimos como deve se portar aquele que está sem emprego. Dissemos que para ser feliz a pessoa que está desempregada deve harmonizar-se com a falta dele. Apesar de saber que alguns tentaram isso, sei que poucos conseguiram. Por quê? Porque há uma coisa que se não combatida não deixa o ser humanizado se harmonizar com a falta de emprego. Hoje posso dizer que coisa é essa: é a submissão ao sistema humano de vida.

É difícil, quase impossível, para um ser humanizado viver sem emprego se ele, por exemplo, tiver uma família para sustentar. As normas da vivência desta situação oriundas de um sistema humano de vida, dirão que ele colocou os filhos no mundo e agora tem a obrigação de sustentá-los, que ele não pode deixar de dar aos seus filhos aquilo que eles precisam. Compactuando com estas idéias, como é possível se harmonizar com a situação de desemprego?

Por isso a importância deste estudo. Na verdade, um complementa o outro. No primeiro falamos de postura que precisa ser alcançada, neste estamos falando do que precisa ser vencido para que se consiga adotar aquela postura.

Continuo afirmando que quem busca a elevação espiritual precisa se harmonizar com o seu desemprego, mas agora estou complementando dizendo que quem quiser se harmonizar com esta situação de vida terá que se libertar também do sistema de vida. Terá que entender que o pensamento que cobra a existência de um emprego existe apenas porque você se considera um ser humano, porque se submete às normas humanas de vida, porque acredita nas necessidades e obrigações geradas através dos pensamentos.

No trabalho da busca da felicidade, portanto, falamos da ação de harmonização e agora vamos conversar sobre o que não lhe deixa praticar a ação de se harmonizar.