A lei e a fé - Carta aos romanos

A glória futura

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3

Eu penso que o que sofremos nesse mundo não pode ser comparado, de jeito nenhum, com a glória que nos será revelada. (Capítulo 08 – versículo 18)

Deixe-me dizer uma coisa: vocês não têm a menor noção do que é essa vida que estou falando. Mesmo que pesasse na balança tudo o que você ganha com o sofrimento, não daria um milionésimo do que ganha se passar pela mesma situação sem sofrer.

Vou dar um exemplo bem simples: você quer uma coisa e não consegue o que quer. Quando vive isso agindo pela natureza humana, chora, ofende a Deus, se sente uma porcaria, diz que ninguém liga para você, que ninguém cuida de você. Age assim, porque não entende e não tem noção do seu estado de espírito. Quando entende e abre mão do querer, vive feliz, mesmo não tendo.

Por que não abrem mão do desejo? Porque acham que apenas o ter lhes satisfará. Mas, vocês não tem noção do quanto não ter vai fazer bem a vocês. Isso porque não conhecem o estado de espírito de quem se liberta dos seus desejos, da suas vontades.

Se soubessem, ao invés de zelar pela por se sentirem injustiçados porque não têm o que querem, zelariam pela sua felicidade. Lutariam para ser feliz... Acho que é isso que até hoje vocês não entenderam de tudo que nós falamos.

O sacrifício da intenção tem que vir de dentro. Vocês precisam lutar para que isso aconteça. Precisam lutar com unhas e dentes contra o desejo para trazer de dentro de vocês a abdicação à vontade. Só aí vão entrar num estado de Espírito que Deus vai lhe dar, o qual vocês não têm a menor noção de como é bom... Vou usar palavra de vocês para falar dele, mas não levem ao pé da letra o que disser, pois se fizerem isso não não vão entender nada do que estou dizendo: vocês não sabem como recompensa abrir mão dos seus desejos.

Mas, estou falando em abrir mão mesmo. Não é abrir mão dizendo: 'Deus, eu abri mão e agora quero ganhar'.

Participante: parece que isso causa sofrimento.

Só causa sofrimento em quem não abriu mão de verdade. Não adianta dizer: 'deixa para lá, eu não posso ter mesmo, Deus não me deu'... Não é isso que estou dizendo. O que estou falando é não desejar, não querer para si... Quando pensar assim, você não sabe a recompensa que ganhará, não sabe o quanto isso se sentirá preenchido.

Eu arriscaria a dizer que o ser humano vive um vazio a existência inteira, apesar que de vez em quando conseguir algumas coisas que quer. Ele tem um eterno vazio dentro dele e por isso deseja mais, pensando em cobrir esse vazio. Mas veja, esse vazio não será coberto pelo excesso de satisfação, pois a satisfação é muito tênue: ela chega e sai logo. Esse vazio só será coberto na hora que você descobrir o poder do sacrifício a Deus, o poder de quebrar os grilhões do desejo, o poder de arrebentar essa âncora que lhe prende.

É isso que Paulo está nos ensinando. Esta sensação é muito grande. Na hora que conseguir mesmo, se inchará de tanta coisa que receberá. Experimente abrir mão de verdade que vai ver...

Agora, não faça isso por obrigação ou para ganhar: 'eu tenho que abrir mão então vou abrir mão'. Abra a mão mesmo: 'eu não tenho que abrir mão, vou abri-la porque quero, porque quero Deus comigo.

Quando você tiver Deus, para que vai querer mais alguma coisa nesse mundo?

O Universo todo, com muito desejo e esperança, aguarda o momento em que os filhos de Deus serão revelados. (Capítulo 08 – versículo 19)

O Universo inteiro está aguardando o momento que os filhos de Deus serão revelados, ou seja, que os humanizados se libertem ou pelo menos procurem se libertar do ego. Todos estão ansiosos... Poderia dizer que se houvessem telescópios no Universo, todos estariam voltados para a Terra para saber quantos se salvaram hoje. ?

A expectativa é grande no Universo. Claro, com fé em Deus e sabendo que vão sair quantos saírem...

Porque o Universo se tornou inútil, não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim. Porém existe essa esperança: um dia o próprio Universo estará livre da escravidão e da decadência e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que até agora o Universo todo geme com dores iguais às dores de parto. (Capítulo 08 – versículo 20 a 22)

Estão sempre nascendo espíritos. Existem sempre espíritos entrando em processo de formação de ego para vencer o ego.

E não somente o Universo, mas nós que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus nos faça seus filhos e nos liberte completamente. (Capítulo 08 – versículo 23)

O ser que está buscando a elevação está sempre afoito e querendo chegar lá.

Participante: a própria procura é um parto, um sofrimento?

Um parto, um renascimento.

Porque foi por meio da esperança que fomos salvos. Mas, se já estamos vendo o que esperamos, isso não é mais esperança. (Capítulo 08 – versículo 24)

Na hora que alcança deixa de ser esperança.

Pois quem é que espera por alguma coisa que não está vendo? (Capítulo 08 – versículo 24)

Enquanto você está no processo tem esperança de chegar,mas quando você chega, já chegou.

Porem, se esperamos por aquilo que ainda não estamos vendo, esperamos com paciência. (Capítulo 08 – versículo 25)

Apesar de ter toda vontade de chegar lá, tenha paciência. Trilhe seu caminho passo à passo. Você não pode querer que o mundo se mude da noite para o dia.

Você não pode querer que porque está buscando Deus, a sua vida se mude. Tenha paciência e continue firme na sua determinação de se entregar a Ele. Saiba que Deus é fiel e jamais vai faltar com Sua palavra e Ele garante que aquele que busca o amor,encontrará a Ele.

Portanto, se você já chegou lá, maravilha; se não, tenha esperança e caminhe pacientemente.

O problema é que muita gente quer correr e quebra as pernas. Depois culpa a Deus.

Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Não sabemos quando devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que as palavras não podem explicar, pede a Deus em nosso favor. (Capítulo 08 – versículo 26)

Paulo está falando que sempre há alguém ajudando você. Há sempre alguém olhando por você.

E Deus que vê dentro dos corações das pessoas, conhece qual é o pensamento do Espírito. (Capítulo 08 – versículo 27)

Repito mais uma vez: pensamento é a materialização do sentimento.

Porque o espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. (Capítulo 08 – versículo 27)

O espírito, o companheiro de encarnação, o anjo da guarda, o mentor, pede de acordo com a vontade de Deus. Sendo assim, ele pede a Deus: 'faça o que o Senhor tem para fazer'. Ele não assim: Deus, venha salvar esse homem.

O que estamos dizendo é diferente do que vocês daquilo que vocês imaginam que é a ação do anjo da guarda. É preciso que isso fique muito claro? o anjo da guarda não é para guardar o ser humano, mas sim para guardar o espírito contra a humanidade do ser. É diferente: o anjo da guarda pede que Deus aja como Ele achar que deve agir.

Quando digo que é o seu anjo da guarda que chama o obsessor, vocês não acreditam, mas é. Se é isso que pode lhe salvar, é isso que ele vai lhe dar. Sabe qual o nome disso? Amor Sublime, sublimação do amor.

Sublimação do amor é isso: um amor tão grande que não mede conseqüências pra ajudar. É o amor que um pai tem pelo filho, mas nem por isso deixa de dar uma palmada nele. Ele sabe que está provocando dor naquele filho, mas sublima esse amor, pois sabe que a reprimenda de agora vai fazer esse filho melhor no futuro.

O anjo da guarda tem o mesmo ideal de Deus: ele lhe dá o que você precisa e não o que você quer. Sendo assim, se as coisas 'ruins' da sua vida são necessárias para a evolução, elas são dadas pelo anjo da guarda e não por um obsessor. Elas não são trazidas por nenhum diabo, mas lhes foi dada por Deus.

Pois sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu propósito. Porque aqueles que Deus já havia escolhido Ele também separou para se tornarem como o seu filho. E fez isso para que seu Filho fosse o primeiro Rei entre os irmãos. (Capítulo 08 – versículo 28 a 29)

Aqueles que já conseguiram elevação vão viver uma vida de elevação. Terão toda compreensão, e sentimento para viver feliz. Aquele que não busca jamais conseguirá. Os que Deus separou são aqueles que estão buscando a Ele.

Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua Glória com Deus. (Capítulo 08 – versículo 30)