Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

A ceia do Senhor

Na orientação que vou dar agora a vocês. eu nãos os elogio. Porque as reuniões na igreja fazem mais mal do que bem. Em primeiro lugar me contaram que há grupos de pessoas que estão brigando nas reuniões da igreja. Eu creio que em parte isso é verdade. Não há duvida de que é preciso haver divisões entre vocês para que apareçam os que estão certos. (Capítulo 11 – versículo 17 a 19)

Paulo diz que é necessário que haja divisões entre os seres humanos, ou seja, é necessário que existam grupos com idéias diferentes. Isso nos leva à nossa definição de igualdade: todos serem iguais no direito de ser diferente.

Não pode haver nesse planeta, nem no Universo, padronização. Na hora que houver padronização perdemos a liberdade de ser quem quer se ser, perdemos a liberdade de buscar coisas diferentes para a nossa vida. É isso que Paulo está nos ensinando.

Nesse mundo jamais haverá um padrão. É necessário que cada um tenha uma opinião diferente, pois dessa diversidade de opiniões nascem os questionamentos. Além disso, é na diversidade de opiniões que se estabelecem os carmas, ou seja, se você viver com quem pensa igual a você, não terá carma nenhum... Você precisa aprender a conviver com quem pensa diferente...

 Portanto, há a necessidade que existam grupos com opiniões diferentes e nós é que precisamos aprender a conviver com essa realidade dando a cada um o direito de ser diferente do outro.

Participante: não entendi uma parte. O senhor falou que há necessidade que convivamos com aqueles que diferentes de nós? Disse que se nós convivermos com aqueles que sejam iguais não haverá carma?

Não foi bem isso que quis dizer... Não é que não haverá carma: não haverá vitórias...

Se você só vive bem com quem é igual a você, nunca vai abrir mão do desejo e nem vai saber que o desejo está ali.

Participante: então não é que não há carma... Se só conviver com quem é igual a você vai vivenciar o carma sem fazer a sua evolução espiritual, sem realizar a evolução. É isso?

Esse é outro tipo de carma.

Quando vocês se reúnem, não é a ceia do Senhor que vocês comem. Porque quando vão comer, cada um se adianta para tomar a sua própria refeição. (Capítulo 11 – versículo 20 a 21)

Vamos tentar entender isso.

Paulo está falando de um culto – a ceia do Senhor é um culto – e diz: quando vocês se reúnem, não comem a ceia de Deus. Por quê? Responde Paulo: porque saem correndo para se alimentar. Ou seja, cada um que vai ao culto, seja qual for o culto, com a intenção de ganhar individualmente, não está ceando com Ele, mas está querendo ser o primeiro a se alimentar no banquete de Deus.

Eu quero lembrar o que Cristo Jesus disse: quando você for chamado a um banquete sente-se lá atrás, pois se lhe chamarem para frente, estará sendo honrado. Agora, sentando-se logo na frente, se mandarem você para trás, estará sendo desmoralizado...

O culto é o lugar para irmos para se alimentar com todos e não para cada um sair correndo, ir até a mesa e buscar um monte de comida para si com medo de ficar com fome.

E assim, enquanto uns ficam com fome, outros chegam até a ficar bêbados. Será que vocês não têm as suas próprias casas onde possam comer e beber? Ou será que preferem desprezar a igreja de Deus e envergonhar os quem são pobres? (Capítulo 11 – versículo 21 a 22)

A casa que ele está falando é a sua própria vida. Será que já não basta na sua própria vida você querer ficar ganhando sempre? Você precisa entrar na casa de Deus e querer se alimentar (ganhar) o mais rápido possível? É isso que Paulo está falando...

Nós precisamos ir para a igreja, para o culto, com o sentido de doação. Se você não consegue viver a sua vida com esse sentido, pelo menos na hora que vai ao culto, na hora que vai se ligar com Deus, deveria estar com o sentimento de doação completo.

Aliás, nós já falamos disso quando eu disse que enquanto as pessoas fizerem as reuniões e forem para o estudo com a intenção individual, não receberão quase nada.

Participante: eu não sei se foi o senhor que falou uma vez. Eu lembro que o tema era o sétimo dia, guardar o sétimo dia. Acho que era quando estávamos lendo os dez mandamentos. Foi falado que deveríamos pelo menos reservar um dia para Deus. Se a gente não consegue fazer isso todos os dias, que pelo menos naquele dia especifico a gente se doe a Deus.

Sim, é um dia que você deve guardar para Deus; não importa qual seja esse dia. Agora, guardar um dia para Deus não é rezar o dia inteiro, mas passar o dia inteiro sem sofrimento.

Isso é guardar o dia Deus: passar o dia servindo o outro.

O que é que esperam que eu diga a vocês? Querem que lhes dê parabéns? É claro que não vou fazer isso!

Porque eu recebi do Senhor o ensino que passei a vocês; que o Senhor Jesus na noite em que foi traído, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: isso é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isso em memória de mim. Assim também, depois do jantar, pegou o cálice e disse: esse cálice é o novo acordo feito por Deus com seu povo, acordo que é selado com o meu sangue. Cada vez que vocês beberem desse cálice, façam isso em memória de mim. (Capítulo 11 – versículo 23 a 25)

O cálice passou a simbolizar os acontecimentos da vida quando Cristo disse: Pai, afasta de mim esse cálice. Portanto, Paulo está falando dos acontecimentos da vida...

Sendo assim, posso afirmar que os acontecimentos da sua vida são o acordo de você com Deus.

Porque, cada vez que vocês comem desse pão e bebem deste cálice, anunciam a morte do Senhor até que ele venha.

Por isso aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo indigno peca contra o corpo e o sangue do Senhor. (Capítulo 11 – versículo 26 a 27)

Passar pela sua situação de sofrimento sofrendo é beber do cálice de uma forma indigna.

Portanto, antes de comer do pão ou beber do cálice, cada um deve examinar a sua consciência. Se alguém comer do pão ou beber do cálice, sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, come e bebe para o seu próprio castigo. (Capítulo 11 – versículo 28 a 29)

Se alguém passar pela sua situação de sofrimento sem reconhecer que aquilo ali é o seu caminho para ressurreição, come e bebe para si.

Se você passar pela sua situação de sofrimento sem prestar atenção, sem colocar aquilo como situação para a sua elevação espiritual você vai passar buscando o seu próprio beneficio.

É por isso mesmo que muitos de vocês estão doentes e fracos, e alguns já morreram. Se examinássemos primeiro a nossa própria consciência, não estaríamos debaixo de um julgamento de Deus. (Capítulo 11 – versículo 30 a 31)

Se examinássemos a nossa consciência, ou seja, aquilo que o Krishna ensinou: buscássemos reconhecer as nossas intencionalidades.

Se avaliássemos a nossa intencionalidade primeiro, não estaríamos sob o julgamento de Deus. Se estivéssemos atentos para saber porque estamos fazendo qualquer coisa, porque não gostamos daquilo, porque não queremos outra coisa, ou porque queremos algo, não estaríamos sob o julgamento de Deus. Mas, como nos entregamos ao prazer simplesmente seguimos o o que queremos e o que gostamos e o resto do mundo que se dane.

É preciso entendermos bem isso. A situação de sofrimento, aquilo que você não gosta na sua vida, é o que mais pode lhe ajudar a alcançar a vida eterna. Mas para isso é preciso sair do eu. É preciso você largar você mesmo, os seus desejos, e vencer aquilo que você não está gostando.

O problema é que ao invés de vocês lutarem contra o que não estão gostando, se entregam ao não gostei que lhe vêm à mente e abandonam o resto...

Mas somos julgados e castigados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

Portanto, meus irmãos, quando vocês se reúnem para a ceia do Senhor esperem uns pelos outros. E, se alguém estiver com fome, que coma em casa, para que Deus não os castiguem por causa dessas reuniões. (Capítulo 11 – versículo 32 a 34)

Olha que beleza de ensinamento. Vá buscar o prazer na sua vida, já que você está com fome e quer comer. Vá buscá-lo na sua vida e não aqui (no culto).

Aqui é lugar de Deus. Nós não podemos vir para cá querendo exigir que as coisas saiam da forma que queremos. Querer exigir que o mundo seja aquilo que achamos certo. Por quê? Porque se estamos aqui para nos unirmos a Deus, temos que nos unir a Deus do jeito que o Pai está fazendo as coisas acontecem e não ficar criticando o que Deus está fazendo e ao mesmo tempo querendo mudar o que está sendo feito.

Já os outros assuntos, eu resolverei quando chegar ai.