Senhor, Senhor

Você é um espírito

Qual é a primeira coisa que você precisa fazer para se dizer cristão? Saber que não é um ser humano que tem experiências espirituais, mas um espírito que tem experiências materiais, que está vivendo uma experiência material. Esse é o ponto de partida.

É preciso mudar a forma de se ver. O que é que adianta dizer que é espírita, que acredita em espírito, que sabe que existe encarnação e reencarnação se quando chega na hora H, no dia a dia, vive como qualquer outro ser humano que não acredita?

Todos os mestres foram unânimes em poucos pontos, mas tem um que eles foram: o apego à letra fria. “Ah, eu conheço a Bíblia de cor, os sutras de cor, o Bhagavad Gita”. E daí? O que é que adianta conhecer tudo isso, se não vive o que está escrito lá? Se aquilo para você é apenas um texto escrito bonito que usa para mostrar o quanto é sábio? Ou seja, para se promover junto aos outros.

Quem segue Cristo não busca promoção porque ele ensinou que o primeiro no reino da Terra será o último no Reino do céu. Sendo cristão, aceitando Cristo como Mestre, não posso quer ser primeiro nessa vida. Concordam? Por isso não devo me preocupar em apenas decorar os textos sagrados, mas compreendê-los e buscar coloca-los na prática.

Para isso, precisamos entender que somos espíritos, que estamos encarnados e que temos como guia para viver esta encarnação o ensinamento dos mestres. Na verdade, o que está na Bíblia, nos sutras, no Bhagavad Gita são, para aquele que sabe que é um espírito e que está vivendo uma encarnação que tem um objetivo, um guia de como se viver a vida humana.

Para podermos entender para onde os ensinamentos nos guiam, pergunto: qual é o objetivo da vida humana? Qual o objetivo da encarnação?

Participante: Reforma íntima.

Reforma íntima ... Boa resposta, mas será que você sabe do que está falando? Se reformar para que? Do que para o que?

Quando digo que a encarnação tem um sentido, todo mundo diz que esse é a promoção da reforma íntima. Isso todo mundo sabe, mas poucos sabem me responder onde está nem para onde vai quando se reformar. Por isso afirmo: de que adianta saber que tem de fazer reforma íntima?

O que reformar-se? É deixar de ser humano e viver como os mestres ensinaram, viver com base nos objetivos espirituais.

Esse é o motivo pelo qual está encarnado. Você nasceu para promover uma mudança. Que mudança? Da vivência fundamentada nas regras humanas, que você aprende durante determinado tempo de sua vida, para aquela que seja fundamentada naquilo que os mestres ensinaram.

Quem consegue promover esta mudança é aquele pelo qual Cristo vai falar; quem não consegue, por este o mestre não falará.