Senhor, Senhor

A dor do espírito na morte

Participante: a cremação do corpo tem alguma influência?

Tem. Tem muitos ali que estão sentindo a dor da queimação.

O que é morte? É um momento da vida. Morte é somente um momento da vida. Assim como nesse momento você está me fazendo uma pergunta, morrer é viver um momento de vida. E todo momento de vida é criado pela mente e serve de provação ao espírito.

Por isso, digo que o momento de vida morte é algo completamente individual. Cada um morre de um jeito. E esse jeito que morre – estou falando mentalmente e não fisicamente – faz parte das provas do espírito.

Participante: o sofrimento do espírito também faz parte da prova?

O sofrimento do espírito não faz parte da prova. O sofrimento do espírito é a resposta da prova. A prova é ser queimado. Havendo um sofrimento por esse motivo, esse já é a resposta à prova.

Só quem passa pelo sofrimento nesse momento é aqueles que estão apegados à matéria.

Participante: mas, você pode estar queimado e nem estar perto.

Sim. Esses estão desapegado da matéria.

Há um ponto nesse assunto que não tocamos. Enquanto ser humano, quem é você. Você acha que você é o corpo: meu dedo, meu cabelo, a minha ... Você é o corpo.

Isso é um apego material. Apegar-se ao corpo.

“Ah, Joaquim, os espíritos falam que a gente tem que preservar o corpo”, me diriam. Está certo, alguns falam, mas eu pergunto: para que? Para ele acabar na hora da morte? Se ele vai acabar, para que preservá-lo?

Não estou dizendo que vocês não podem praticar ações que preservem o corpo. Só que se preservar, essa foi dada por Deus. Por isso, preserve sem se vangloriar de estar fazendo isso. Agora, se não preservar, essa foi a forma como Deus realizou a sua vida. Não sofra por isso. Portanto, basta apenas não estar apegado a ter que preservá-lo.

Então, essa questão do enterro ou cremação, a questão da dor que o espírito sofre e do que acontecerá com o corpo depois do desencarne é muito vivida por aqueles que estão apegados ao próprio corpo, porque aqueles que acham que ele é o corpo. Estou falando da mulher que acha imprescindível cuidar da mão, passar esmalte, creme para a pele ficar menos áspera. Coitadinha, dela, pois Deus não está se preocupando com a sua pele.

Portanto, o sofrer no momento do desencarne com o que acontece com o corpo é uma questão que envolve muito quem está apegado ao corpo físico, achando que ele é o corpo físico.

Participante: na verdade, alguns espiritualistas vivem o seu corpo como o templo do espírito?

Não, o Cristo disse. Cristo disse que o templo de Deus está em cada um. Aí, pela ideia de que eu sou o corpo, está dentro do corpo. Templo de Deus está dentro do espírito e não no corpo humano. O moço ali disse que o espírito está dentro do corpo. Não, ele não está dentro do corpo. O corpo está dentro dele porque o corpo não existe como matéria só. O que existe é a ideia de que existe um corpo. E essa ideia está na mente. É para vocês se desapegarem de tudo. Esse desapegar não é não ter. é não depender dele, é não se apegar a ele. Não precisar daquilo. Seja do corpo, seja do que for.