Você está preparado para morrer?

Viver para morrer

Participante: Sócrates dizia que a filosofia era uma preparação para a morte. Seria algo semelhante ao conhecimento espiritual? A Filosofia como um instrumento de transformação da consciência?

Sim. A transformação da consciência é a preparação para a morte. Vamos falar sobre isso com muita calma, pois estar preparado para a morte é saber que se tem a consciência necessária para desligar-se da Terra.

Por que é preciso ter uma consciência específica para poder desligar-se da Terra?

Só para começar esse assunto, afirmo que morrer nada mais é do que desligar-se da Terra, das coisas mundanas. Morrer não é diferente disso. Quem morre apenas se desliga das coisas mundanas.

É sobre isso que vou falar hoje: a transformação da consciência através da Filosofia, da Espiritologia, do Espiritismo, da Psicologia, do Cristianismo é o caminho para preparar-se para a morte.

Participante: e o que a gente faz depois da morte?

Depende...

Se você gosta de conviver com a sua família, vai ser isso que fará depois que morrer. Ficará preso nessa realidade junto aos seus familiares. Se gosta do Tibete, vai morrer e ficar preso lá.

Preste atenção: a morte não é algo físico, mas uma transformação de consciência. Por isso pergunto: será que você está vivendo para morrer? Esse é o ponto fundamental da vida para aqueles que se dizem buscadores.

Você vai morrer um dia. Por isso posso dizer que a sua encarnação, a sua existência humana na totalidade, é um preparatório para a morte. Não há mais nada a se fazer na vida, a não ser se preparar para voltar ao reino do céu, para voltar ao mundo espiritual.

É isso que precisa ficar bem claro, pois tudo que se faz durante a vida carnal não é real, não existe. Tudo vale por um determinado tempo e só para uma única pessoa. Sendo assim, a vida humana é relativa, não absoluta.

Acontece que alguma coisa para ser Real tem que ser absoluta. Por isso nada do que se faz durante a vida interessa para a Realidade. Ou seja, estudar, casar, ter filho, plantar uma árvore... Nada disso interessa. O que vai interessar é se ao vivenciar essas coisas, está, ao mesmo tempo, se preparando para morrer.

Ou seja, você vive hoje com a consciência de que vai morrer? Vive hoje com a consciência de que a família que tanto preza vai acabar na morte? Vive hoje com a consciência de que o prazer que busca tão enfaticamente não terá nenhum valor depois da morte? Quando torce pelo seu time de futebol, vive com a consciência que vai morrer e ele vai continuar existindo?

A cada momento da sua vida, você vive com a consciência de que pode ser o último? Vive preparado para esse retorno a pátria espiritual ou só vai se lembrar disso no momento da morte? Ou será que só vai se lembrar que tem que voltar a viver como espírito depois do desencarne?

Essas são as primeiras perguntas que faço, pois, como disse, estamos lendo a Bíblia para trazer o ensinamento de Cristo para a nossa vida. Trazer o ensinamento do Cristo é dizer: você é uma das cinco noivas que têm o querosene de reserva para esperar o noivo ou é uma das que vai esperar a hora do noivo chegar para saber que está sem luz?

Participante: e se eu não for preso a nada, o que vou fazer depois da morte?

Se você não for preso a nada material, depois da morte, vai viver o espiritual. Agora, se for preso ao material, vai morrer e continuará aqui, sem corpo, mas preso às coisas materiais.