O novo acordo - Carta aos Coríntios 2

Vitória por meio de Cristo

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2

Mas dou graças a Deus porque, unido com Cristo, somos sempre conduzidos por Deus como prisioneiros no desfile vitorioso de Cristo. Como perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas. Porque somos como cheiro suave de incenso que Cristo oferece a Deus, cheiro que se espalha entre os que se salvam e os que se perdem. Aos que se perdem é o mau cheiro que mata; mas, para os que se salvam, é perfume muito agradável que dá vida. (Capítulo 02 – versículo 14 a 16)

Quando se está falando do Cristo, está se falando da vida Jesus Cristo. Está se falando das situações de sofrimento.

Paulo, neste trecho, está falando que a vida dele – todo sofrimento que passou como apóstolo – é perfume que se espalha para que se conheça Deus. Daí podemos presumir que a forma como Paulo reage aos acontecimentos da vida é a mesma que Jesus Cristo usava.

Vivenciar a vida Jesus Cristo: é assim que se espalha o ensinamento. Quem apenas conhece a teoria, nada faz ...

Agora, para quem é ser humano viver desse jeito cheira mal. Isso porque, na verdade, o ser humano quer satisfação, quer que a vida aconteça do jeito que ele quer.

Portanto quem tem capacidade para esse trabalho? Nós não somos como muitas pessoas que entregam a mensagem de Deus como se estivessem fazendo um negócio qualquer. Ao contrário, foi Deus quem nos enviou, e por isso falamos com sinceridade na sua presença, como servos de Cristo. (Capítulo 02 – versículo 16 a 17)

Quem é que entrega a mensagem de Deus como se estivesse fazendo um negócio qualquer? Aquela que lhe promete retorno por você seguir a Cristo.

'Se você vier à missa todos os domingos, o seu filho vai ficar quietinho em casa'. Se você vier à missa todos os domingos, o seu marido vai arrumar trabalho'. 'Se você for ao centros todas as quartas feiras, não vai ter mais obsessor'.

Na verdade as pessoas que fazem este tipo de promessa estão negociando com as pessoas em nome de Deus prometendo a elas o que não pode ser prometido. Isso porque Deus não prometeu felicidade carnal, mas espiritual.

É isso que precisamos começar a entender: quem negocia assim – e em outros estudos eu já dei um nome para essas pessoas: cafetão – é como um agiota que empresta a juros dinheiro que não é dele.

Nós não prometemos um futuro tranquilo porque sabemos que só vai acontecer na sua vida o fruto do seu carma. Ao invés de fazer promessas que não posso garantir, prefiro dizer para que você precisa aprender a merecer essas coisas. Por isso, ao invés de prometer, prefiro ensinar a você como merecer receber essas coisas.

Trabalhar no que vocês chamam de mercado negro prometendo para lucro humano por buscar a Deus, eu não posso prometer. Só quem pode lhe prometer alguma coisa é Deus, pois é Ele que dá. Mas, Ele dá de acordo com as suas obras e não com o que eu prometer que Ele vai dar.

Além disso, não se esqueça: Deus conhece a intenção de cada um. É por esta intenção que Ele lhe dará alguma coisa. Se você vai à casa de Deus com a intenção de ganhar, corre o sério risco de perder, pois foi escrito assim: aquele que pouco tiver, até isso lhe será tirado.