Senhor da yoga - Cap. 4 - Caminho do conhecimento

Versículos 4 e 5

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 5

Arjuna perguntou:

04 - Mas Mestre, Tu nasceste muito depois de Vivaswata; como, pois, hei de crer que tu, no passado remoto, falaste desta Yoga a alguém?

O Bendito Senhor disse:

05 - Ó Arjuna, tanto tu como Eu já passamos por muitos nascimentos. EU (SER) os vislumbro todos; tu (ego), porém, não o conheces, ó Parantapa!

Foi o que acabamos de falar. Você, como ser universal, conhece todas as encarnações que teve, conhece todas as vidas que viveu. Sabe quando foi homem, mulher, quando morreu criança, velho, na luta ou na cama. Você sabe, mas quando está ligado a uma personalidade humana, ou seja, com sua inteligência guiada pela memória dessa vida, não consegue se lembrar das outras. Isso é um artifício que Deus criou chamado véu do esquecimento, que, aliás, Kardec comentou.

Quando acontece a comunhão com o espírito, nós acabamos acessando essas outras vidas mesmo na carne. Isso porque não há mais a ilusão, não há mais o ego, não há mais desejos e vontades. Muitas vezes me perguntam: 'o que eu fui na outra vida'? Eu não posso responder a este tipo de pergunta por que isso feriria o ego de agora e quem perguntou não acreditaria no que eu disse. Mesmo que acreditasse, conhecer o que aconteceu em outra vida poderia trazer conseqüências para essa. É preciso a comunhão como o espírito para o conhecimento das vidas passadas.