Senhor da yoga - Cap. 4 - Caminho do conhecimento

Versículos 33 e 34

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 34

33 - Ó Parantapa! (Arjuna), o sacrifício ("yajna") da sabedoria é muito superior ao sacrifício executado com simples objetos. Ó Partha!, o inteiro domínio da ação acaba na sabedoria.

34 - Aprende tal sabedoria pela reverência, pela investigação impessoal e por serviços humildes. Os sábios que realizaram (ou vivenciaram) a Verdade te ensinarão a sabedoria suprema.

Cristo disse: “sinto uma grande aflição nessa hora, mas o que devo falar, Pai afasta de mim esse cálice? Mas se eu vim aqui pra fazer isso. Pai glorifica o seu nome em mim.” Por esta frase podemos dizer que ele ainda sentia a aflição, mas pedia ao Pai para glorificar o Seu nome nele. Ou seja, ele sacrificava a sua aflição em nome de Deus.

Aquele que se colocar no caminho da busca a Deus, certamente terá mentores e guias para lhe ajudar. É isso que Krishna diz quando afirma que os sábios que realizaram a Verdade lhes ensinarão. Mas, aquele que não estiver buscando, este não será auxiliado. Não como castigo, mas por falta de afinidade... Imagine pegar uma pessoa que só pensa na vida de uma forma humana, ou seja, vive para se satisfazer e levá-la a para uma academia de sábios: ele não conseguirá ficar lá. Portanto, é preciso estar buscando pra receber. O estar buscando é estar sempre se concentrando para descobrir a sua intencionalidade.

 Participante: O que quer dizer investigação pessoal?

 Lembra do exemplo do homem batendo à sua porta? Sabendo que ele bateu, você começa a questionar: porque ele bateu aqui; para que ele queria dinheiro; por que escolheu essa casa se ela é a menor? Isso é uma investigação pessoal...

Partindo da sua personalidade, do que acha, do que vê, de suas verdades, tenta investigar as intenções da outra pessoa...