Senhor da yoga - Cap. 4 - Caminho do conhecimento

Versículos 30 e 31

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículos 30 e 31
Senhor da yoga - versículos 30 e 31

30 e 31 - Todos eles conhecem o "yajna" que consome seus pecados; e eles, absorvendo o néctar, o resto da oblação, alcançam o Eterno Brahmán. (Qualquer ação cumprida inegoisticamente ou cumprida como uma oferta a Deus purifica a mente do homem e o liberta.) Aquele que não cumpre com "yajna", este mesmo mundo não lhe pertence e muito menos o outro; ó tu, o melhor dos Kurus!, compreende isso.

Absorvendo o néctar, o resto da oblação. Já explicamos aqui o que é se alimentar do resto da ação: é aquele que recebe o que vem da ação sem esperar mais nada. Este ser participa da ação sem intencionalidade. Se ganhar ótimo, se perder, ótimo. Qualquer ação feita sem egoísmo, ou seja, sem individualismo ou intencionalidade purifica o Espírito. Qualquer ação...

Portanto, não existem determinadas ações que lhe purifica ou outras que lhe mancha: qualquer ação pode purificar. O que vai decidir se a ação lhe purifica ou mancha, na verdade, é a sua intencionalidade, ou seja, e o controle sobre o sentido e o controle sobre a mente.

Este mesmo mundo não lhe pertence significa que os acontecimentos não satisfazem. O mundo não lhe pertence, ou seja, o yogue tem a consciência que as coisas não vão acontecer do jeito que quer.

Destes ensinamentos podemos tirar uma grande compreensão: quem age com intencionalidade perde neste mundo e no próximo. Perde neste mundo porque não vai ficar satisfeito e nem vai entrar no próximo, porque ainda não descobriu como encontrar a verdadeira felicidade. Compreenda que não adianta querer lutar para que a sua intencionalidade ocorra, para que as coisas aconteçam do jeito que você quer, porque isso não vai lhe trazer resultado positivo. Agora, se abrir mão da intencionalidade, se viver a vida de uma forma equânime, se controlar a sua mente para não desejar mais nada, vai ganhar esse mundo e o próximo.

Na verdade abrir mão da intencionalidade é não esperar resultado algum, ou seja, tanto faz acontecer ou não. Ter desejos, você sempre os terá, pois sua mente funciona dentro de um padrão chamado humano. O problema é desejar o desejo...

Portanto, precisamos compreender que a luta, o controle da mente, não coisa é para a próxima vida: é para essa vida. Não existe outra forma de se viver feliz se não for abrindo mão da intencionalidade. Enquanto você não abrir mão, não estará vivendo, mas sobrevivendo, contando o tempo para a morte, pois viver é estar feliz. Quando não se está feliz, se está morto.

Sendo assim, não adianta correr atrás da satisfação desse mundo. Por mais que corra atrás da satisfação desse mundo jamais ela acontecerá.