Senhor da yoga - Cap. 4 - Caminho do conhecimento

Versículos 01 e 02

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 2
Senhor da yoga - versículo 2

O Bendito Senhor disse:

01 - EU ensinei esta Yoga imortal a Vivaswata (que é a Mente Divina ou o Sol Espiritual). Vivaswata a ensinou a Manu (o Pai da Raça) e Manu a Ikshvâku.

02 - Assim, esses reis antigos e sábios aprenderam esta Yoga de seus respectivos preceptores. Todavia, ó destruidor de teus inimigos, tendo passado um longo período de tempo, esta Yoga (do Entendimento) havia-se perdido.

Ou seja, o espiritualismo se perdeu. Se vocês pegarem o homem antigo, ele vivia para o espiritualismo, para a comunhão com Deus. Para entendermos isso vou falar um pouco de história.

Dizemos, por exemplo, que o farisaísmo (os fariseus citados por Cristo) é um partido de Israel. Hoje para vocês um partido é uma agremiação política, mas no tempo de Cristo não havia governantes políticos. Quem governava o povo eram os religiosos. A religião comandava porque a vida do ser humano era ditada para a busca espiritual. Hoje a vida do ser humano é ditada para o prazer material. Ou seja, as constituições do planeta estão se afastando dos ensinamentos religiosos, dos ensinamentos dos mestres. Elas buscam hoje a lógica material, aquela gera o lucro individual.

É isso que Krishna está dizendo: com o passar do tempo a busca do bem espiritual deixou de ser a motivação da vida do ser humano. Esta motivação hoje é apenas a realização material. Nenhuma mãe educa mais o filho priorizando o lado espiritual, a não ser que seja carola (de qualquer religião), mas o educa para se realizar materialmente. Na antiguidade o filho era dedicado a Deus. A primeira preocupação da mãe e do pai era ensinar o filho a viver para Deus. Hoje isso não existe mais.

É esse o sentido da vida que Krishna vem trazer de volta: o espiritualismo, o viver para a realização espiritual, a comunhão com o espírito. Aliás, esse é o motivo da encarnação. Vocês encarnaram para voltar a se comungar com o espírito. Para isso é preciso vencer a humanidade que lhe é imposta durante a infância. É isso que nós estamos falando há cinco anos e é isso que se torna cada vez mais forte a partir de agora em nossos estudos. Isso porque quem quiser continuar a viver materialmente, terá que viver em outro planeta, pois neste não haverá mais espaço para uma vida isolada de Deus. A humanidade retornará a sua origem e terá como o objetivo maior da existência a religação com o Pai.

Esta informação está estampada no livro bíblico do Apocalipse. Lá se afirma que Cristo vem a Terra, faz o que tem que fazer e quando acontece a sua ressurreição, o diabo fica preso por mil anos. Estudando a história universal você verá que o que valia nesse período ainda era a espiritualidade. Depois o diabo é solto por mil anos, que é o período que está acabando agora – do ano mil ao dois mil - onde a humanidade do ser espiritual cresceu. Depois disso o diabo é preso definitivamente, jogado no enxofre e não volta jamais.

Portanto, quem for diabólico, ou seja, humano, não vai mais conseguir viver aqui.