Senhor da yoga - Cap. 4 - Caminho do conhecimento

Versículo 6

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 6

06 - Ainda que Eu (SER) nunca tenha nascido e seja de natureza imutável, e ainda que Eu seja Senhor de todos os seres, mesmo assim, quando domino a "Prakriti" (ou a psicofisicalidade, mente¬-matéria), renasço, valendo-me de meu próprio Maya (que é a inescrutável e indecifrável força divina que vela quando convém, e que o conhecimento comum não capta e o intelecto traduz sem¬pre mal, como aparências e ilusões, mas jura ser a verdade.)

Quando o ser universal domina o ego, ele renasce.

Sempre que se fala em renascer eu me lembro de Cristo: é preciso nascer de novo. Muitos interpretaram essa passagem como se o mestre estivesse falando da reencarnação. Nicodemos acreditava na reencarnação, por isso Cristo não precisava falar sobre a ela com ele. O que Nicodemos queria saber não era se havia ou não reencarnação, mas como ela acontecia, como cientificamente ela acontecia. Por isso é que o fariseu perguntou: 'como um homem velho pode entrar na barriga de sua mãe'? Era a técnica, o modo como a coisa acontecia, que ele queria saber, pois acreditar na reencarnação ele já acreditava.

Cristo respondeu a Nicodemos: renascer não é uma coisa física (voltar à barriga da mãe, mas sim renascer do espírito e da água. Renascer do espírito é passar a viver na comunhão que estamos falando. É mudar a forma de viver a vida, vivenciando os acontecimentos a partir das lógicas espiritualistas, ecumênicas e universalistas.

Esse é o renascimento e ele só acontece quando se está na carne. Quando se está fora dela isso não pode ser feito, pois já se tem a consciência de ser espírito. O renascimento, então, acontece com o controle da Mente.