Senhor da mente - textos - livro 2

Versículo 40 - O dia de hoje

Hoje foi um dia marcante para nós, há sete anos venho tudo o que dissemos aqui, mas não pudemos falar profundamente. Se hoje que vimos o ensinamento escrito há cinco mil anos pelo Sublime Senhor pessoas que já estão conosco há algum tempo se chocaram, imagino se falo sem citar fontes? Hoje a partir do momento que vamos entrando cada vez mais no que é chamado de monismo, no que é uno, a unidade, podemos quebrar conceitos, quebrar ilusões.

Como o tema é muito importante de entender, peço que se leia os versículos sete, oito e nove que já vimos.

Tudo que acreditas conhecer através dos ouvidos, dos olhos e da consciência egotista e discursiva, da palavra e tudo mais, dá-te conta que é uma ficção do pensamento, simples fantasmagorias destinadas, portanto, a perecer.

O homem que não vigia seus pensamentos, cai no erro de acreditar na multiplicidade das coisas, a crença na pluralidade conduz às egotísticas impressões de mérito e demérito, as diferenças que parecem existir nas ações, nas não ações, ou indolência neste caso, e nas ações ruins só diz respeito ao homem que pensa no mérito e demérito.

Portanto, controlando seus pensamentos e os sentidos que eles contaminam, observa a este universo como se se estendesse em teu próprio íntimo e encara o teu ser como descansando em Mim, o Senhor Supremo da Yoga e da Mente.

Não foi o que disse hoje? Sim, mas há um detalhe que precisamos nos ater quando vemos o ensinamento do Sublime Senhor.

Krishna fala em tudo. O ego humano é incapaz de trabalhar com o conceito ‘tudo’. Para ele tudo é a soma daquilo que ele quer que seja, excluindo o que ele não quer que seja. Só que tudo é a soma total do que existe, independente do querer incluir ou não.

O que fizemos hoje foi ampliar o conteúdo do tudo que o Sublime Senhor falou. Foi isso que fizemos nessa conversa, que me perdoem, mas para nós vai ser histórica, pois ampliamos ao máximo a concepção do tudo. Não resguardamos nada, porque o universo é uno. O universo é o todo. Ele não existe fragmentado em objetos diferentes, em ações diferenciadas, em elementos diferentes.

Essa conversa será histórica por causa dessa ampliação do tudo que Krishna coloca em seus ensinamentos. Sei que demoramos muito falando do mesmo assunto, mas como venho dizendo há muito tempo, não há a menor preocupação em correr com o estudo, em ver muitos versículos rapidamente. Hoje estudamos só dois deles, mas acho que foi de uma importância muito grande para nós.

Portanto, nada do que o seu ego disser, por mais que acredite diferente, é verdade. Nada do que ele disser, seja de uma forma qualitativa ou substantiva, existe externamente. Até porque não existe interno e externo, já que tudo existe só existe dentro do ego.

A única coisa que existe externamente à você humano, é o espírito e Deus, o Criador de realidades virtuais. Esses elementos existem, mas vocês não conseguem percebê-los nas suas realidades.

Vocês são apenas aparelhos de televisão que apenas recebem o que é criado pela estação: Deus. Ela é real; o resto, inclusive os fios que ligam a televisão à estação não existem.

Estejam em paz. Voltaremos para conversar mais.