Senhor da mente - textos - livro 2

Versículo 40 - Joaquim e você

Participante: então, um guia espiritual falando também é uma ilusão criada pelo nosso ego e nós somos a ilusão deles, somos a criação do ego deles também?

Excelente pergunta. Vou lhe responder como respondi a outra pessoa quando me perguntou onde eu, Joaquim, estava: no ego seu ego.

Eu sou um espírito que está no universo. Não sou preto nem branco, moço ou velho, não tenho nome, cor ou sexo. Joaquim de Aruanda, a voz, o ensinamento que ouve e a figura do médium é outra coisa. Eu estou no universo, Joaquim está dentro do ego de vocês. Ele não existe externamente a você.

Na verdade existem centenas, milhares de pais Joaquins, ou seja, existe um para cada ser cujo ego um dia criou a ilusão de haver um pai Joaquim. Sim, pai Joaquim é uma ilusão. Eu, o espírito, sou eu e não ele.

Falo isso com relação a um mentor desencarnado, mas se levarmos a mesma questão com relação ao encarnado, é a mesma coisa. Aquele ser humano existe dentro do ego de cada um que tiver a percepção dele. Mas, isso não diz respeito só a ele. Os seus seguidores existem como criação do ego dele.

Um mentor, encarnado ou não, pode ter quinhentos seguidores no mundo humano sem haver neles nenhum espírito conectado. São quinhentas criações de pessoas que o mentor acha que existem, que o ego cria e o ser ligado a ele acha que existe.

Para que tudo isso é criado? Para testar o amor dos seres envolvidos. Para ver se continuam amando de uma forma universalizada ou se amam egoisticamente. Muitos dos mentores, encarnados e desencarnados que acham que possuem centenas, milhares de seguidores precisam do teste da soberba, da vaidade e de outras coisas que são frutos do egoísmo.

Então sim, tudo é uma ilusão, inclusive eu e você e todos que estão aqui. Tudo isso existe única e exclusivamente dentro do seu ego.

Participante: gostaria de pegar um gancho aqui na pergunta da moça e perguntar o seguinte: qual, então, o papel de você espírito sobre nós, espíritos? Existe uma ligação sentimental entre nós ou é algo mais do que isso? Você está em algum tipo de contato espiritual conosco?

Sempre.

Como já disse, no universo um espírito não se contata especialmente com outro ser específico. Ele se contata com todo o universo ao mesmo tempo. Então, sim, estou conectado universalmente através de troca de energias, mas não só com vocês somente e sim com todo o universo ao mesmo tempo.

Agora eu, enquanto ilusão gerada pela razão de alguns humanos, sou criação do ego. Eu, enquanto espírito – algo que vocês não sabem o que é, que não sabem como pode se conectar e nunca saberão enquanto ligado a um ego humano – sou criação da razão vocês.

Eu enquanto realidade, contato com vocês espiritualmente, ou seja, mandando, emitindo e recebendo amor. Sei que imaginam que entendem como isso acontece, mas essa crença também é ilusão. O contato entre os espíritos é muito diferente do que imaginam.

Ficou claro? Sei que é complexo se falar de coisas espirituais, pois a razão imagina saber como isso acontece, mas não sabe nada. Como disse para uma pessoa outro dia que me falou que nunca sentiu o amor de Deus: não dá para explicar racionalmente, pois a compreensão do amor de Deus é algo que não pode passar pela razão. Mas, para vocês humanos que estão apegados aos cinco sentidos, como explicar o que é sentir o amor de Deus? Só através da razão.

Portanto, como explicar a nossa relação à você sem passar pela razão? Impossível. Por isso a única coisa que posso usar para explicar é o seguinte: saiba que o que acha que é, é ilusão. Além disso, saiba que é de verdade, na realidade, você não pode saber, não tem como saber,

Desculpe, não é você que não pode saber; é o seu ego. A razão humana não tem como criar uma compreensão racional sobre esse assunto. Saiba que o ser humanizado pode sentir no coração como nos relacionamos, mas nunca conseguirá através da razão uma explicação lógica sobre esse assunto.

Deixe-me só falar mais uma coisa. Não tenham medo nem lamentem não saber como nos relacionamos. Essa consciência é muito boa para vocês. Se não sabem como nos relacionamos, acaba uma grande fonte de prazer e outra de sofrimento: os encontros e despedidas.

No universo ninguém se encontra ou se despede. Todos estão eternamente ligados e em pleno relacionamento sempre. Sabemos que o fato de não ter mais contato através das percepções é apenas porque o ego parou de criar a ilusão do contato. Sabemos também que a ideia de estar tendo contato é porque a razão começou a criar essa ideia e não porque estamos ligados mesmo. Quantos estão lado a lado até conversando, mas não estão ligados uns nos outros?

Universalmente todos estão sempre presentes junto a todos e relacionando-se verdadeiramente. Isso se chama universalismo. Ele existe quando o ser transcende a necessidade de ter a percepção visual para acreditar no contato. Ele sente o contato, mesmo que não perceba. .