Senhor da yoga - Cap. 10 - A manifestação do Absoluto

Versículo 39

Reproduzir todos os áudiosDownload
Versículo 39
Versículo 39

39. Ó Arjuna, Eu sou a semente de tudo. Não há ser móvel ou imóvel que possa subsistir sem Mim.

Deus é a semente de tudo, ou seja, é Dele que nasce tudo. Essa é a primeira informação importante para nós neste capítulo.

Mas, o sublime senhor também diz: não há ser móvel ou imóvel que possa existir sem Deus. Eu já dei o exemplo aqui e quero voltar a ele. Por que as suas células não saem pulando para fora do corpo?

Participante: Porque estão unidas...

Por que as moléculas da cadeira não saem pulando?

Participante: Porque estão juntas...

Quem une e junta as células e átomos? Deus...

Se não fosse Deus não haveria nada material, com ou sem animação. Uma cadeira não existiria; o que haveria eram inúmeros átomos perdidos no espaço. Um planeta não existiria porque todos os seus átomos e moléculas estariam dispersos pelo Universo.

Isto é o mínimo que você pode entender nesta vida: sem Deus não haveria uma cadeira. Sendo isso verdade, a cadeira é Deus, é manifestação Dele. Se Ele agrupou as moléculas desta forma é Ele que Cia a cadeira e não o marceneiro.

Aí eu quero relembrar uma coisa interessante: se Deus quisesse que você caísse no chão quando fosse sentar, Ele precisaria puxar a cadeira?

Participante: Na verdade, poderiam acontecer as duas coisas: Ele poderia tanto puxar como não a cadeira.

Não, não.

 Participante: Pelo o que o senhor falou já respondeu: ‘Se Deus quisesse fazer’.

Quisesse, que eu falo, sem o querer. Ou seja, se fosse a hora de Ele fazer isso.

Participante: Ou seja, se eu tivesse que cair no chão e fosse sentar na cadeira...

Isso! Deus precisava puxar a cadeira?

Participante: em O Livro dos Espíritos há uma indicação sobre o cair. Ele fala de um homem que precisa cair de uma escada e por isso ele é direcionado para subir uma escada já carcomida pelo tempo.

NOTA: refere-se à questão 526 de O Livro dos Espíritos.

Sim há esta informação, mas a minha pergunta é atual é: precisa puxar a cadeira? Vocês acham que sim, mas será que realmente Ele precisaria disso?

Participante: não sei.

Não, para fazê-lo cair ao chão Deus não precisaria puxar a cadeira. Isso porque não há movimento no universo. Deus cria todas as coisas isoladamente a cada micro fração de tempo. Sendo assim, não há o movimento de arrastar. O que existe verdadeiramente são as formas que o Pai cria.

Portanto, não há um movimento de arrastar nem uma movimentação do seu corpo em direção ao chão. O seu cair não acontece como um movimento do seu corpo, mas uma série de desenhos que Deus cria que vão alternando o local do seu corpo até que num deles o Pai desenha seu corpo no chão. Sendo assim, não há ação, não há um desenrolar natural de acontecimentos, mas apenas uma seqüência de desenhos estáticos.

. Então veja: Deus desenha todo o universo a cada micro fração de tempo. Esta seria a afirmação que depreenderíamos do que Krishna disse, mas mesmo assim, esta idéia não é real, pois ainda estaríamos presos a idéia da existência de um decorrer de tempo, o que não existe no Universo. Falo, portanto, em micro fração de tempo, mas quando falo assim, por favor, não se prendam a idéia de um decorrer de tempo. O que existe, na verdade, é Deus desenhando cada presente a cada presente que sucede outro sem que isso se constitua num espaço de tempo.

É por causa desta criação constante de Deus que em O Livro dos Espíritos está escrito: Deus jamais para de criar.

Participante: você falou que podemos estar recebendo neste momento energias do passado. Como pode ser assim se como o senhor acabou de dizer o passado passou?

Na verdade, você vai receber uma energia semelhante a que recebeu no passado, mas não a mesma energia que vivenciou aquele momento. Isso pode ser feito porque você guardou na sua memória o tipo de energia que viveu em um determinado presente.

Participante: o universo tem uma memória?

Não, você tem memória.

Quando você retorna ao passado, ou seja, traz o passado para o presente, isso acontece no presente usando o que está arquivado na memória. Este presente não mais existe mais, mas apenas a lembrança dele, que existe no agora e não no passado.

Na verdade, Deus desenhou a lembrança daquele passado no agora.

Ficou claro isso? Então, não existe nada sem Deus porque Ele compõe tudo.

Por este motivo posso ainda dizer que não existe nada que seja destruído no universo. O que acontece é que algo que havia sido feito no presente que foi para o passado neste agora não o é. Aquilo que você imagina que sumiu, que foi destruído, na realidade só não foi feito neste micro segundo. Não se pode dizer que aquilo foi destruído porque a ação de destruição significaria acabar com alguma coisa. Não, Deus não acaba com nada, Ele simplesmente não torna a desenhar aquele objeto ou pessoa no próximo presente.

Participante: Esta idéia de criação constante também acontece com o espírito? Ou seja, o espírito é criado a cada micro fração de tempo?

.Não. O mesmo espírito não é criado a cada presente, mas sim a sua existência.

Já fiz anteriormente uma figura para entendermos isso. O que estou dizendo é que o espírito existe estaticamente dentro de uma bola de matéria energética que pulsa. A cada pulsar desta bola o espírito que está ligado a um determinado programa que cria imagens virtuais vê uma animação. Como estas imagens estáticas se sucedem muito rapidamente você não percebe o passar cada uma isoladamente e por isso tem a idéia de movimento.

O que estou falando aqui é o mesmo princípio do desenho animado ou dos filmes: fotografias que passam tão rápido que quem está assistindo não vê que são fotografias estáticas e acredita que há uma movimentação acontecendo. Por isso posso afirmar que a movimentação surge da sua percepção das coisas que não têm capacidade para acompanhar a criação de Deus.

Portanto, Deus é tudo, porque Ele cria tudo. Tudo é manifestação Dele, criação Dele e Ele manifesta cada coisa sem movimentação, mas a cada segundo ele manifesta o universo, a cada micro fração de tempo Ele manifesta o universo e por isso na há destruição. Simplesmente o que estava ali não está mais. E quando você vê destruição de alguma coisa, na verdade está acontecendo uma transformação.

Participante: a gente não pode pular esta parte? É muito complexo...

Não, não é complexo. Aliás, é bastante simples: Deus é tudo porque tudo é criado por Ele.

É esta simplicidade, que você chama de complexa, que pode te levar ao ponto de dizer: ‘chega! Que besta sou que estou tentando compreender o incompreensível! “Que besta sou eu que quero aplicar valores àquilo que nem sei o que é’. Esse é o objetivo de falarmos sobre este assunto.

Não estamos querendo dar cultura a vocês. Não estamos pretendendo transferir nenhum saber, mas apenas mostrar a insignificância do ser, encarnado ou não, perto de Deus. E esta auto visão de si mesmo é necessária para que você possa alcançar a verdadeira religação com Deus.

Se não permanece durante a encarnação ligada a uma casa, a um carro, fica ligado à materialidade e com isso não se aproxima do Pai. É preciso se libertar se libertar de todas as coisas materiais e para isso é preciso compreender perfeitamente a Realidade do universo.