Senhor da yoga - Cap. 4 - Caminho do conhecimento

Versículo 39

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 39

39 - O homem de "srad-dha" (ou de fé firme), dedicado e auto¬controlado, alcança ou vivenda tal Sabedoria. Tendo obtido a sabedoria, imediatamente reconquista a paz suprema.

 A fé é instrumento da elevação espiritual, mas ela por si só não basta. Isso porque sempre existe uma intenção – nesse planeta não existe alguém que tenha fé inabalável, a intenção estará sempre presente no ser humanizado. Por isso é preciso o controle absoluto de si mesmo.

Um dos exemplos do que estou dizendo veio através de Jesus Cristo. Ele tinha a intenção de escapar dos sofrimentos que viriam, mas exerceu o controle sobre esse desejo dizendo: “mas se não for possível que seja feita a sua vontade”. Esta citação é um grande exemplo para aquele que deseja lutar contra a intencionalidade: “Pai afasta de mim este cálice, mas se não for possível que seja feita a sua vontade”. Ou seja, ele desejaria não passar por aquela situação, mas controla a intenção em nome da entrega com confiança que faz a Deus.

Uma forma de expressar o que estou dizendo dentro do cotidiano da vida humana é observar um ser humanizado que participa de um grupo e tem opiniões diversas da maioria. Por ser um membro do grupo, quando este fecha questão a respeito de um determinado assunto, o ser humanizado discordante precisaria calar em si a sua própria intencionalidade. Mas não é isso que acontece.: ele mantém-se firme no seu pensamento e até torce para que a decisão do grupo dê errado para que ele possa dizer: ‘eu não disse’...

Só um detalhe: repare que não falei em mudar de idéia. O ser discordante pode continuar pensando da mesma forma, mas precisa controlar sua intencionalidade porque pertence ao grupo e este decidiu outra coisa. Este ser humanizado deve controlar sua intencionalidade por pertencer a ele. Já no caso do espírito, ele controla a sua intencionalidade, pois sabe que pertence ao Universo e este decidiu outra coisa.

O homem de fé firme, apesar de ter fome, fica feliz sem comida porque sabe que o Universo decidiu que agora é a sua hora de ficar sem ela. O homem que controla suas intenções e tem fé reconquista a paz suprema, pois como não tem intencionalidades individualistas, não tem mais como julgar o próximo e o mundo. Ele se une ao Universo vivendo aquilo que este determinou para ele naquele momento.