Senhor da Yoga - Cap. 3 - Caminho da ação

Versículo 38

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 38

38 - Assim como o fogo pode ficar coberto pelo fumo, o espelho coberto pelo pó, e o feto é coberto pelo ventre materno, assim este SER, (nas aparências), fica encoberto pelo desejo, pela igno¬rância e pela ira, que são Maya (ou ilusão e aparências).

O ser encoberto significa o espírito que tem sua consciência espiritual, os seus entendimentos espirituais da vida, encobertos pelos desejos. Mas, Krishna diz mais: esta consciência está encoberta por maya, pela ilusão. Esta ilusão é o que o ser humano imagina estar vendo, o que ele imagina saber.

Ou seja, o ser perde a visão espiritual do momento e passa a ter uma compreensão material daquele momento. Exemplo, você está de calça? Mas não existe calça... Enquanto você estiver encoberto por esse maya (a compreensão da percepção pelos valores humanos), vai achar que há calça e participará deste momento materialmente falando.

Agora saiba de uma coisa: para se libertar da ilusão que encobre a sua consciência espiritual de nada adianta lutar contra o seu olho (ver), contra seu nariz (cheirar) ou contra a sua mão (tato). Isso não resolve nada.. O que precisa lutar é contra o desejo de pegar alguma coisa, contra o desejo de ver alguma coisa, contra o desejo de querer saber o que são as coisas...