Senhor da Yoga - Cap. 3 - Caminho da ação

Versículo 42

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 42
Senhor da yoga - versículo 42

42 - Diz-se que os sentidos (mesmo que contaminados) são su¬periores ao corpo, e que a mente é superior aos sentidos, e que o intelecto é superior à mente, e que aquilo que é superior ao intelec¬to é Ele (o SER ou a Alma Suprema).

A mente é superior aos sentidos, porque o que você vivencia é o que a mente lhe diz que está vivenciando e não os sentidos. Exemplo: o pegar alguma coisa pode ser vivenciado de uma forma agradável ou desagradável. O sentido só constata a presença das coisas materiais; quem torna agradável ou não é a mente. É ela que vai dar valor às coisas, que vai tornar o momento agradável ou não...

O sentido é superior ao corpo porque é ele que cria o que existe externamente. Se você não pegar, cheirar, ouvir, sentir ou ver aquilo não existe. Mas, a mente é superior aos sentidos porque é ela que cria a realidade que você está vivendo. Mas, o intelecto está acima de todos porque é nele (memória) que estão as descrições, os padrões (frio, quente, peludo, etc.) e as qualidades que foram usadas pela mente (raciocínio) para criar definitivamente a realidade que você vive.

Tal conhecimento é útil para o ser humanizado ir mudando seu padrão de vivência dos acontecimentos. Ou seja, de nada adianta lutar contra o que percebe sem lutar contra o que raciocinou quando percebeu; de nada adianta lutar contra o que raciocinou se não lutar contra o seu intelecto (os padrões guardados na sua memória). Enquanto você tiver armazenado na sua memória que tal sensação é desagradável, ela vai influenciar o pensamento que vai ditar o que é percebido.

Mas Krishna diz mais: o ser (atma, espírito) é superior ao intelecto. Vamos entender isso...

De onde nascem as verdades que você tem? Porque está escrito no seu intelecto que é desagradável pegar cocô? Por causa do seu carma. Dentro de você existe uma verdade que classifica que sentir pegar cocô é desagradável. Esta verdade forma um pensamento (idéia) que é aplicada quando existe a percepção deste pegar. Isso ocorre para que você possa lutar contra a verdade, ou seja, libertar-se do que acha nojento ou não. Tudo isso acontece para que você possa elevar-se...

Na verdade tudo acontece desta forma para que você possa libertar-se de suas verdades. Só que, como você não consegue atingir a visão espiritual da situação, ou seja, nem sabe que é o ser e vive coberto pela poeira dos desejos, apega-se ao que a mente lhe dá. Só quando conseguir libertar-se das verdades e desejos poderá agir no ser. Enquanto não o fizer estará preso à idéia que a mente está criando.

Repare que eu falei em libertar-se e não em mudar-se. Não se trata de do cocô, mas de deixar de desgostar dele...