Senhor da yoga - Cap. 4 - Caminho do conhecimento

Versículo 32

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 32

32 - É dessa maneira que os Vedas prescrevem diversos "yajnas" (ou sacrifícios, oblações, rituais etc.). Sabe que todos eles se cumprem graças à ação (impessoal). Entendendo isso corre¬tamente, te libertarás.

De qual maneira os vedas prescrevem o sacrifício? Sacrificar a intencionalidade, fazer por fazer...

O que são os Vedas? São os livros sagrados que contém os ensinamentos dos hindus. Mas, como estamos falando de ecumenismo, levamos a interpretação do que disse Krishna para todos os livros ditos sagrados pelas religiões. É assim que os ensinamentos de todos os livros sagrados prescrevem o sacrifício: acabar com a intencionalidade. Vocês lembram no Evangelho de Tomé quando os apóstolos perguntam para Jesus sobre o que fazer: dar esmola, ajudar o próximo, fazer jejum? Jesus responde para não fazer nada disso com intencionalidade...

“Seus discípulos perguntaram-lhe e disseram: Queres que jejuemos? Como deveremos rezar, e deveremos dar esmolas? E que dieta deveremos seguir? Jesus disse: Não mintais, não façais aquilo que odiais, pois todas as coisas são manifestadas ante a verdade. Nada há de oculto que não venha a ser desvelado, e nada há de coberto que permaneça sem ser descoberto”.

Na própria Bíblia há um exemplo mais claro do que esse da verdadeira yajña. Quando Cristo ensina o Pai Nosso diz: quando jejuarem não façam como os fariseus que mostram a todo mundo o que estão fazendo; pelo contrário, lavem a sua cara e penteiem seu cabelo, para não mostrar isso. Ele afirma que mostra o seu jejum em público (estou com fome porque estou fazendo jejum a Deus) na verdade está querendo mostrar o que faz: isso é intencionalidade. O jejum para ser sem intencionalidade é aquele onde não há fome. Se há é porque há intencionalidade.

Portanto, não adianta fazer os sacrifícios que os livros religiosos ensinam enquanto houver intencionalidade na vivência do ato, pois de nada vai valer. Se os espíritas, por exemplo, lêem que fora da caridade não tem salvação e correm para fazê-la, não adianta nada no sentido do aproximar-se de Deus, pois esta caridade é vivida com intencionalidade.

Não adianta fazer o que o livro prescreve enquanto este ato for feito buscando a glória individual, mesmo que seja a satisfação de fazer: 'estou muito feliz hoje porque consegui dar comida pra duzentas crianças'. As duzentas crianças comeram, mas você não recebeu nada por isso.